Os ambientes virtuais no suporte ao trabalho colaborativo entre docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lapa, Maria Lisete Vicente
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48004
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
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spelling Os ambientes virtuais no suporte ao trabalho colaborativo entre docentesAmbientes virtuais de aprendizagemDesempenho profissional - ProfessoresTecnologias digitaisTrabalho colaborativoTeses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade em Educação e Tecnologias Digitais), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021O trabalho colaborativo docente é reconhecido como fundamental para melhorar as aprendizagens dos alunos e determinante para o desenvolvimento e para o desempenho profissional destes profissionais da educação. Nas escolas portuguesas existem evidências da predominância da cultura individualista, que ocorre por fatores diversos e com implicações negativas para todos os intervenientes. A partir de uma reflexão sobre a realidade do trabalho colaborativo docente em Portugal e das potencialidades identificadas nos ambientes virtuais, surgiu a presente investigação, onde se procurou perceber se os ambientes virtuais poderiam potenciar o trabalho colaborativo entre docentes numa perspetiva de melhoria e facilitadora dos seus desenvolvimento e desempenho profissionais. No entanto, para responder à problemática, foi necessário analisar as possibilidades oferecidas pelos ambientes virtuais para o suporte ao trabalho colaborativo, compreender a predisposição dos docentes para realizarem atividades colaborativas através destes meios tecnológicos, aferir a eventual existência de práticas de trabalho colaborativo através das ferramentas e a tipologia destas práticas. A investigação assumiu uma abordagem quantitativa de carácter descritivo e exploratório, tendo-se recolhido dados por questionário junto de 51 docentes de dois agrupamentos escolares associados a um centro de formação de docentes da região de Santarém. Os resultados evidenciam a existência de algumas práticas colaborativas com recurso a ambientes virtuais e que os participantes reconhecem as potencialidades dos mesmos no suporte ao trabalho colaborativo como fator potenciador do seu desenvolvimento e do seu desempenho profissional, quer na busca de melhores práticas pedagógicas e melhores aprendizagens dos alunos, quer no envolvimento dos docentes em práticas de formação em coaprendizagem. No entanto, os resultados transparecem também, para que estas potencialidades sejam concretizadas, a necessidade de os docentes se envolverem mais profundamente e com maior frequência em atividades colaborativas entre pares e de haver um maior investimento na formação e na integração das tecnologias e dos ambientes virtuais nos vários domínios da profissão docente.Teachers collaborative work is recognized as a fundamental path to improve students' learning and determinant for teachers' development and professional performance. In Portuguese schools there are evidences of the predominance of an individualistic culture of work, which is due to different factors and has negative implications for the teaching and learning processes. The current research, based on the analysis of the reality of teacher’s collaborative work in Portugal and on some virtual platforms potentialities previously identified, aims to understand if virtual platforms could enhance collaborative work among teachers in a perspective of improvement and promotion of their development and professional performances. Nevertheless, in order to respond to this issue, it was necessary to analyze the possibilities for virtual platforms to support collaborative work, to understand the teachers' willingness to carry out collaborative activities using these technological tools and to analyze the existence of potential collaborative work practices and their typology. This research followed a descriptive and exploratory quantitative methodological approach, having collected data through a questionnaire from 51 teachers from two school groups associated to a Teacher Training Center in the region of Santarém. The main results pointed out the existence of some collaborative practices using virtual platforms and the participants recognize the potential of these tools to support teachers collaborative work in the perspective of improving and facilitating teacher development and performance and to promote better learning experiences to the students. Furthermore, these tools are empowering teachers in their involvement of training practices in co-learning groups. However, the results also show, in order for these potentialities to be realized, the need for teachers to engage more deeply and more frequently in collaborative peer-to-peer activities and to have greater investment in training and integration of technologies and virtual environments in the various domains of the teaching profession.Piedade, JoãoRepositório da Universidade de LisboaLapa, Maria Lisete Vicente2021-05-19T13:39:18Z20212021-02-152021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48004TID:202970507porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:56.864470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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