Teorias de aprendizagem e uma experiência de psicoterapia de grupo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1979 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/1971 |
Resumo: | Neste artigo os autores sugerem a necessidade da introdução da metodologia experimental no campo da psicoterapia de grupo, em virtude de não ser possíved avaliar, cientificamente, os resultados apresentados pelas múltiplas correntes existentes neste campo. Partindo da experiência pessoal de dez anos de trabalho com grupos de um dos autores e escolhendo um grupo em que ambos são terapeutas, apontam- -se as sete variáveis que pareceram mais relevantes para o processo curativo individual. Ainda que não tenham aplicado metodologia experimental na avaliação dos resultados finais, os autores pensam utilizá-la numa fase posterior do seu trabalho e com outro grupo, por entenderem que a introdução na psicoterapia da metodologia cieníífica, como propõem os comportamentalistas, constitui o melhor instrumento para uma necessária crítica da sua prática, de modo a poder sistematizá-la e elevá-la ao nível da teoria. ------ ABSTRACT ------ In this paper the authors suggest the need for the introduction of experimental methodology in the field of group psychotherapy, in view of the fact that it is impossible to assess, cientifically, the results presented by the multiple schools existing in this field. As a direct result of the personal experience of the senior author, who has worked with groups for 10 years, and choosing a group where both authors were therapists, seven variables are pointed out as those that seem more relevant to the individual healing process. Although an experimental methodology was not applied in the assessment of the final results nevertheless the authors plan to use it in a later phase of their work and with another group, because it is thought that the introduction of a cientific methodology in psychotherapy, as the behaviourists propose, consíitutes the best instrument for an evaluation of their practice, so that the latter can be systematized and raised to the level of a theory. |
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Teorias de aprendizagem e uma experiência de psicoterapia de grupoNeste artigo os autores sugerem a necessidade da introdução da metodologia experimental no campo da psicoterapia de grupo, em virtude de não ser possíved avaliar, cientificamente, os resultados apresentados pelas múltiplas correntes existentes neste campo. Partindo da experiência pessoal de dez anos de trabalho com grupos de um dos autores e escolhendo um grupo em que ambos são terapeutas, apontam- -se as sete variáveis que pareceram mais relevantes para o processo curativo individual. Ainda que não tenham aplicado metodologia experimental na avaliação dos resultados finais, os autores pensam utilizá-la numa fase posterior do seu trabalho e com outro grupo, por entenderem que a introdução na psicoterapia da metodologia cieníífica, como propõem os comportamentalistas, constitui o melhor instrumento para uma necessária crítica da sua prática, de modo a poder sistematizá-la e elevá-la ao nível da teoria. ------ ABSTRACT ------ In this paper the authors suggest the need for the introduction of experimental methodology in the field of group psychotherapy, in view of the fact that it is impossible to assess, cientifically, the results presented by the multiple schools existing in this field. As a direct result of the personal experience of the senior author, who has worked with groups for 10 years, and choosing a group where both authors were therapists, seven variables are pointed out as those that seem more relevant to the individual healing process. Although an experimental methodology was not applied in the assessment of the final results nevertheless the authors plan to use it in a later phase of their work and with another group, because it is thought that the introduction of a cientific methodology in psychotherapy, as the behaviourists propose, consíitutes the best instrument for an evaluation of their practice, so that the latter can be systematized and raised to the level of a theory.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAAlbuquerque, Afonso deAlbuquerque, António de2013-01-23T20:56:44Z1979-01-01T00:00:00Z1979-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/1971porAnálise Psicológica, 2 (2), 281-2840870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:37:56Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/1971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:19:59.955293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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