Comunicação Institucional no Instituto de Saúde Ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/132245 |
Resumo: | A saúde ambiental é uma área de extrema importância para a qualidade de vida, saúde e bem-estar da população. Esta área, que explora a relação entre os ambientes a que as pessoas estão expostas e o impacto na sua saúde, é ainda relativamente pouco conhecida em Portugal. Após um estágio de três meses no Instituto de Saúde Ambiental, no qual foi possível constatar a dificuldade em difundir conhecimentos e informações desta área que poderiam beneficiar a saúde e bem-estar das pessoas, decidiu-se propor uma estratégia de comunicação cujo objetivo é aumentar a visibilidade da saúde ambiental em Portugal. Ao delinear esta estratégia concluiu-se que o público-alvo que teria mais interesse nesta área e simultaneamente mais capacidade para criar mudanças e fazer pressão nos decisores políticos é um segmento do público com idade compreendida entre 18 e 34 anos, com diversas características como uma personalidade mais ativista, preocupação com as alterações climáticas, saúde pública e o futuro do planeta. Uma vez definido o público-alvo optou-se pela criação de uma página de Instagram que divulgue conteúdos de Saúde Ambiental, desde notícias, factos e curiosidades, trabalhos e resultados de investigação realizada no Instituto e também dicas e informações relevantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. |
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Comunicação Institucional no Instituto de Saúde AmbientalInstituto de Saúde AmbientalComunicação institucionalComunicação de ciênciaSaúde ambientalInstituto de investigaçãoInstagramScience communicationEnvironmental healthResearch instituteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA saúde ambiental é uma área de extrema importância para a qualidade de vida, saúde e bem-estar da população. Esta área, que explora a relação entre os ambientes a que as pessoas estão expostas e o impacto na sua saúde, é ainda relativamente pouco conhecida em Portugal. Após um estágio de três meses no Instituto de Saúde Ambiental, no qual foi possível constatar a dificuldade em difundir conhecimentos e informações desta área que poderiam beneficiar a saúde e bem-estar das pessoas, decidiu-se propor uma estratégia de comunicação cujo objetivo é aumentar a visibilidade da saúde ambiental em Portugal. Ao delinear esta estratégia concluiu-se que o público-alvo que teria mais interesse nesta área e simultaneamente mais capacidade para criar mudanças e fazer pressão nos decisores políticos é um segmento do público com idade compreendida entre 18 e 34 anos, com diversas características como uma personalidade mais ativista, preocupação com as alterações climáticas, saúde pública e o futuro do planeta. Uma vez definido o público-alvo optou-se pela criação de uma página de Instagram que divulgue conteúdos de Saúde Ambiental, desde notícias, factos e curiosidades, trabalhos e resultados de investigação realizada no Instituto e também dicas e informações relevantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.Environmental health is an area of extreme importance to the quality of life, health and well-being of the population. This area, that explores the relationship between the environments to which people are exposed to and the impact on their health, is still relatively unknown in Portugal. After a three-month internship at the Environmental Health Institute (ISAMB), where it was possible to witness the difficulty in disseminating knowledge and information in this area that could benefit people's health and well-being, it was decided to propose a communication strategy whose goal is to increase the visibility of environmental health in Portugal. When outlining this strategy it was concluded that the target audience that would have more interest in this area and simultaneously more power to create change and put pressure on policy makers is a segment of the public aged between 18 and 34 years old, with several characteristics such as a more activist personality, concern about climate change, public health and the future of the planet. Once the target audience was defined it was decided to create an Instagram page that disseminates Environmental Health content such as news, facts and curiosities, projects and results of research conducted at the Institute and also tips and relevant information to prevent diseases and improve people's quality of life.Sanchez, Ana MariaRUNSouto, Mariana Coutinho Nogueira2022-02-04T18:03:20Z2021-12-142021-10-132021-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132245TID:202897710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:10:57Zoai:run.unl.pt:10362/132245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:24.690259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A saúde ambiental é uma área de extrema importância para a qualidade de vida, saúde e bem-estar da população. Esta área, que explora a relação entre os ambientes a que as pessoas estão expostas e o impacto na sua saúde, é ainda relativamente pouco conhecida em Portugal. Após um estágio de três meses no Instituto de Saúde Ambiental, no qual foi possível constatar a dificuldade em difundir conhecimentos e informações desta área que poderiam beneficiar a saúde e bem-estar das pessoas, decidiu-se propor uma estratégia de comunicação cujo objetivo é aumentar a visibilidade da saúde ambiental em Portugal. Ao delinear esta estratégia concluiu-se que o público-alvo que teria mais interesse nesta área e simultaneamente mais capacidade para criar mudanças e fazer pressão nos decisores políticos é um segmento do público com idade compreendida entre 18 e 34 anos, com diversas características como uma personalidade mais ativista, preocupação com as alterações climáticas, saúde pública e o futuro do planeta. Uma vez definido o público-alvo optou-se pela criação de uma página de Instagram que divulgue conteúdos de Saúde Ambiental, desde notícias, factos e curiosidades, trabalhos e resultados de investigação realizada no Instituto e também dicas e informações relevantes para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. |
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