A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valente, Paula Cristina
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1530
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
id RCAP_04608dbe8c8cc9fd0cbd4d9c0c90b80e
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1530
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.Práticas de leitura1º Ciclo do Ensino BásicoBibliotecas públicas portuguesasBibliotecas escolares portuguesasPlano Nacional de LeituraReading practicesPrimary SchoolPortuguese State LibrariesPortuguese School LibrariesNational Reading PlanDissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.A leitura ocupa um papel central em toda a atividade educativa e é um bem essencial no desenvolvimento cognitivo do ser humano e no progresso da sociedade. Compete aos professores, encarregados de educação (EE), famílias e bibliotecas assegurar uma eficaz disponibilização e utilização dos livros e outros recursos de informação. O Plano Nacional de Leitura (PNL) destina-se a reforçar esse papel, através dos vários programas que lança nas escolas, bibliotecas e outras entidades. Este trabalho tem como objetivo geral refletir e investigar sobre a promoção da leitura em contexto educacional. Trata-se de um estudo de caso sobre a aplicação do PNL e sobre as práticas de leitura em uma turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. No que respeita aos objetivos específicos, pretendemos aferir sobre os hábitos e práticas de leitura de alunos, na escola e no contexto familiar; averiguar se os objetivos do PNL são cumpridos por parte da professora titular e das bibliotecas (escolar e municipal) e verificar se a aplicação do Plano favorece a promoção de hábitos de leitura dos alunos em estudo. No âmbito metodológico, o estudo assenta, primeiramente, numa pesquisa bibliográfica e documental, que permite estabelecer os principais fundamentos teóricos e os aspetos relevantes do tema-problema e, em segundo lugar, sobre uma investigação empírica realizada a uma turma de 4º ano do 1º Ciclo, a partir da qual obtivemos informações sobre práticas de promoção e motivação para a leitura. A investigação realizada é de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos utilizados na recolha de dados são: observação direta não participativa, inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas. Através dos dados, somos levados a concluir que a leitura orientada na sala de aula é executada pela professora titular da turma analisada, mas aferimos que as orientações do PNL para este nível de ensino ficam aquém do recomendável. As famílias envolvidas mostram-se pouco informadas sobre o Plano e na sua maioria não participam das atividades que a escola e as bibliotecas (escolar e municipal) desenvolvem nesta área. As bibliotecas (escolar e municipal) cumprem diversas das orientações do Plano, mas, no caso analisado, torna-se claro que estas podem planear e desenvolver atividades mais eficazes neste sentido.Reading does not only play a main role in all the educational activity but it is also essential as far as the human beings’ cognitive development and the society’s progress are concerned. It is up to teachers, parents, families and librarians to guarantee effective access to books and other information, as well as their effectual usage. The National Reading Plan aims to reinforce that role, by means of several programs launched in schools, libraries and other entities. This work’s main goal is to reflect upon and research about the promotion of reading in educational contexts. It is a study case on the implementation of the National Reading Plan and on the reading practices of a 4th form class in a primary school of a group of schools in northern Portugal. As far as the specific goals are regarded, we aim at assessing the students’ reading habits and practices both at school and at home; checking if the objectives of the National Reading Plan are accomplished by both the form teacher and the libraries (school library and town library) and verifying if the Plan implementation both enhances the creation of reading habits and strengthens the ones that already existed. In the methodological realm, the study is primarily based upon research made through reading books and documents, which allows to establish the first theoretical fundamentals as well as the relevant aspects of the theme-problem and, secondly, it is based upon and empirical research conducted with a 4th form class in primary school, which allowed us to gather information on the practices used to promote and motivate reading habits. The research we have conducted is qualitative, descriptive and interpretative. The instruments used for collecting data are: direct and non-participative observation, enquiries through questionnaire and semi-structured interviews. The analysis of the data allows us to conclude that the practice of guided reading in the classroom is promoted by the form teacher; however, it is believed that the National Reading Plan guidelines for this school level are far from what is desirable. The families of the children involved in the study seem to be poorly informed about the Plan and most of them do not participate in the activities that both the school and the libraries (school library and town library) promote in this realm. The libraries (school library and town library) obey many of the Plan guidelines, but, in the case analyzed, it is clear that they can plan and promote different activities that can be more effective.Orientação: Prof. Doutora Maria Cristina Vieira de Freitas.Universidade Portucalense2016-05-24T16:56:15Z2016-05-242013-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfValente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.http://hdl.handle.net/11328/1530Valente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.http://hdl.handle.net/11328/1530porCota: TMEB 35Valente, Paula Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:15:37Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:42:13.917937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
title A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
spellingShingle A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
Valente, Paula Cristina
Práticas de leitura
1º Ciclo do Ensino Básico
Bibliotecas públicas portuguesas
Bibliotecas escolares portuguesas
Plano Nacional de Leitura
Reading practices
Primary School
Portuguese State Libraries
Portuguese School Libraries
National Reading Plan
title_short A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
title_full A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
title_fullStr A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
title_full_unstemmed A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
title_sort A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal.
author Valente, Paula Cristina
author_facet Valente, Paula Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valente, Paula Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de leitura
1º Ciclo do Ensino Básico
Bibliotecas públicas portuguesas
Bibliotecas escolares portuguesas
Plano Nacional de Leitura
Reading practices
Primary School
Portuguese State Libraries
Portuguese School Libraries
National Reading Plan
topic Práticas de leitura
1º Ciclo do Ensino Básico
Bibliotecas públicas portuguesas
Bibliotecas escolares portuguesas
Plano Nacional de Leitura
Reading practices
Primary School
Portuguese State Libraries
Portuguese School Libraries
National Reading Plan
description Dissertação de Mestrado em Educação e Bibliotecas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-01T00:00:00Z
2016-05-24T16:56:15Z
2016-05-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Valente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.
http://hdl.handle.net/11328/1530
Valente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.
http://hdl.handle.net/11328/1530
identifier_str_mv Valente, P. C. (2013). A promoção da leitura em contexto educacional: Estudo de caso sobre a aplicação do Plano Nacional de Leitura e sobre as práticas de leitura numa turma do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de um Agrupamento Vertical de Escolas do Norte de Portugal. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1530.
url http://hdl.handle.net/11328/1530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TMEB 35
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134987090395136