Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Amante, Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/13445
Resumo: Apresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso.
id RCAP_0497aaa3ed75f9e04a1c47f285a855b0
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13445
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico abertoDigital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resourceAvaliação digitalAvaliação pedagógicaAprendizagemCompetênciasEnsino básico e secundárioDigital assessmentPedagogical assessmentLearningCompetencesElementary and secondary educationApresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso.In this communication we present an Open Pedagogical Resource available to primaryandsecondary school teachers with the aim of contributing to the design of solutions that allow them to improve their teaching practice, using digital technologies in the fieldof assessment. This resource arose from a collective effort to overcome the difficultiescurrently experienced in these grades due to the COVID-19 pandemic. Its conceptionisbased on the research developed in the Laboratory of Distance Education and eLearning(LE@D) in the area of digital assessment of learning, whose conceptual framework, initially focused on higher education, has been evolving to other levels of education, considering totally digital learning contexts, contexts of hybrid nature as well as face-toface contexts as long as they are enriched by technology. We seek to i) present some keyideas regarding the ethical dimension of assessment; ii) approach the assessment of competences in the context of an assessment culture; iii) present the ideas that supportedthe structuring of the resource, taking into account the assessment of competences; iv)explain a model for selecting suitable technologies for digital assessment; iv) provide thedesign used to design the various examples of assessment activities that integrate thisresource.UniredeRepositório AbertoPereira, AldaAmante, Lúcia2023-02-23T15:50:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:29.438445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
Digital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resource
title Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
spellingShingle Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
Pereira, Alda
Avaliação digital
Avaliação pedagógica
Aprendizagem
Competências
Ensino básico e secundário
Digital assessment
Pedagogical assessment
Learning
Competences
Elementary and secondary education
title_short Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
title_full Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
title_fullStr Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
title_full_unstemmed Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
title_sort Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
author Pereira, Alda
author_facet Pereira, Alda
Amante, Lúcia
author_role author
author2 Amante, Lúcia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alda
Amante, Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação digital
Avaliação pedagógica
Aprendizagem
Competências
Ensino básico e secundário
Digital assessment
Pedagogical assessment
Learning
Competences
Elementary and secondary education
topic Avaliação digital
Avaliação pedagógica
Aprendizagem
Competências
Ensino básico e secundário
Digital assessment
Pedagogical assessment
Learning
Competences
Elementary and secondary education
description Apresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-02-23T15:50:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/13445
url http://hdl.handle.net/10400.2/13445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unirede
publisher.none.fl_str_mv Unirede
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135117954777088