Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/13445 |
Resumo: | Apresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso. |
id |
RCAP_0497aaa3ed75f9e04a1c47f285a855b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13445 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico abertoDigital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resourceAvaliação digitalAvaliação pedagógicaAprendizagemCompetênciasEnsino básico e secundárioDigital assessmentPedagogical assessmentLearningCompetencesElementary and secondary educationApresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso.In this communication we present an Open Pedagogical Resource available to primaryandsecondary school teachers with the aim of contributing to the design of solutions that allow them to improve their teaching practice, using digital technologies in the fieldof assessment. This resource arose from a collective effort to overcome the difficultiescurrently experienced in these grades due to the COVID-19 pandemic. Its conceptionisbased on the research developed in the Laboratory of Distance Education and eLearning(LE@D) in the area of digital assessment of learning, whose conceptual framework, initially focused on higher education, has been evolving to other levels of education, considering totally digital learning contexts, contexts of hybrid nature as well as face-toface contexts as long as they are enriched by technology. We seek to i) present some keyideas regarding the ethical dimension of assessment; ii) approach the assessment of competences in the context of an assessment culture; iii) present the ideas that supportedthe structuring of the resource, taking into account the assessment of competences; iv)explain a model for selecting suitable technologies for digital assessment; iv) provide thedesign used to design the various examples of assessment activities that integrate thisresource.UniredeRepositório AbertoPereira, AldaAmante, Lúcia2023-02-23T15:50:55Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/13445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:45:16Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/13445Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:52:29.438445Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto Digital assessment in basic and secondary education: open pedagogical resource |
title |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
spellingShingle |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto Pereira, Alda Avaliação digital Avaliação pedagógica Aprendizagem Competências Ensino básico e secundário Digital assessment Pedagogical assessment Learning Competences Elementary and secondary education |
title_short |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
title_full |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
title_fullStr |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
title_full_unstemmed |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
title_sort |
Avaliação digital no ensino básico e secundário: recurso pedagógico aberto |
author |
Pereira, Alda |
author_facet |
Pereira, Alda Amante, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alda Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação digital Avaliação pedagógica Aprendizagem Competências Ensino básico e secundário Digital assessment Pedagogical assessment Learning Competences Elementary and secondary education |
topic |
Avaliação digital Avaliação pedagógica Aprendizagem Competências Ensino básico e secundário Digital assessment Pedagogical assessment Learning Competences Elementary and secondary education |
description |
Apresentamos nesta comunicação um Recurso Pedagógico Aberto disponibilizadoaosprofessores dos ensinos Básico e Secundário tendo em vista contribuir para o desenhodesoluções que lhes permitam melhorar a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologiasdigitais no campo da avaliação. Este recurso surgiu de um esforço coletivo na superaçãodas dificuldades sentidas nestes graus de ensino devido às alterações provocadas pelapandemia da COVID-19. A sua concepção tem por base a investigação desenvolvidanoLaboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D) na área da avaliação digital dasaprendizagens, cujo quadro conceptual inicial focado no ensino superior, temvindoaevoluir para outros níveis de ensino, considerando contextos de aprendizagemtotalmentedigitais, contextos de natureza híbrida bem como presenciais desde que enriquecidos pelatecnologia. Procura-se i) apresentar de forma muito breve algumas ideias chave no queserefere à dimensão ética da avaliação; ii) abordar a avaliação de competências no contextode uma cultura de avaliação; iii) apresentar as ideias que fundamentarama estruturaçãodo recurso tendo em conta a avaliação de competências; iv) explicitar ummodelo paraaseleção de tecnologias adequadas à avaliação digital; iv) disponibilizar o desenho usadopara a conceção dos diversos exemplos de atividades de avaliação que integramesterecurso. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-02-23T15:50:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/13445 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/13445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unirede |
publisher.none.fl_str_mv |
Unirede |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135117954777088 |