Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21438 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar se o GeoGebra é um recurso facilitador do processo de estabelecimento, por parte dos alunos, das relações entre gráficos de funções e auxiliador na resolução das tarefas propostas. Para a realização deste estudo selecionou-se alguns estudantes de uma turma do 10º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias de uma escola, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental, a inquirição e ainda a observação. O estudo realizado é um estudo de casos múltiplos, que se insere num paradigma interpretativo de índole qualitativa. Os resultados indicam que, no geral, o recurso ao GeoGebra parece facilitar o estabelecimento de relações entre gráficos de funções e auxiliar os alunos na resolução das tarefas propostas. |
id |
RCAP_05dba50f8cd3908f9e031e6c072d7bf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebraDidatica da matemáticaEnsino da matemática - Ensino secundárioRecursos educativosGeometriaTransformações (Matemática)Funções (Matemática)GráficosEste trabalho tem como objetivo analisar se o GeoGebra é um recurso facilitador do processo de estabelecimento, por parte dos alunos, das relações entre gráficos de funções e auxiliador na resolução das tarefas propostas. Para a realização deste estudo selecionou-se alguns estudantes de uma turma do 10º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias de uma escola, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental, a inquirição e ainda a observação. O estudo realizado é um estudo de casos múltiplos, que se insere num paradigma interpretativo de índole qualitativa. Os resultados indicam que, no geral, o recurso ao GeoGebra parece facilitar o estabelecimento de relações entre gráficos de funções e auxiliar os alunos na resolução das tarefas propostas.This work aims to analyze if the GeoGebra is a facilitator resource in the process of establishing relations between function graphs, by the students, and a helper in the resolution of the proposed tasks. For this study, some students were selected from a class in the 10th grade of scientific and humanistic course of Science and Technologies of a school, where the curricular unit of Prática de Ensino Supervisionada has taken place. The techniques used for data collection in this study were: the documentary collection, examination and further observation. The study is a multiple case study, whithin a interpretative paradigm of qualitative nature. The results indicate that, in general, the use of GeoGebra seems to facilitate the establishment of relations between function charts and to help students in the resolution of the proposed tasks.Universidade de Aveiro2018-01-15T11:33:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21438TID:201933969porCosta, Mafalda Maria Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:14Zoai:ria.ua.pt:10773/21438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:55:57.164516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
title |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
spellingShingle |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra Costa, Mafalda Maria Reis Didatica da matemática Ensino da matemática - Ensino secundário Recursos educativos Geometria Transformações (Matemática) Funções (Matemática) Gráficos |
title_short |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
title_full |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
title_fullStr |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
title_sort |
Exploração das propriedades das transformações de gráficos de funções com o auxilio do GeoGebra |
author |
Costa, Mafalda Maria Reis |
author_facet |
Costa, Mafalda Maria Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Mafalda Maria Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Didatica da matemática Ensino da matemática - Ensino secundário Recursos educativos Geometria Transformações (Matemática) Funções (Matemática) Gráficos |
topic |
Didatica da matemática Ensino da matemática - Ensino secundário Recursos educativos Geometria Transformações (Matemática) Funções (Matemática) Gráficos |
description |
Este trabalho tem como objetivo analisar se o GeoGebra é um recurso facilitador do processo de estabelecimento, por parte dos alunos, das relações entre gráficos de funções e auxiliador na resolução das tarefas propostas. Para a realização deste estudo selecionou-se alguns estudantes de uma turma do 10º ano do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias de uma escola, na qual foi desenvolvida a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada. As técnicas utilizadas para a recolha de dados neste estudo foram: a recolha documental, a inquirição e ainda a observação. O estudo realizado é um estudo de casos múltiplos, que se insere num paradigma interpretativo de índole qualitativa. Os resultados indicam que, no geral, o recurso ao GeoGebra parece facilitar o estabelecimento de relações entre gráficos de funções e auxiliar os alunos na resolução das tarefas propostas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2018-01-15T11:33:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21438 TID:201933969 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21438 |
identifier_str_mv |
TID:201933969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137612954337280 |