Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, M.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Aguiar, C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/13067
Resumo: A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
id RCAP_068905e2e75c426358cf8fab0239ba18
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13067
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolarCompetência socialEstratégias sociaisProblemas de comportamentoPré-escolarA Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.ISPA2017-04-20T13:58:18Z2017-01-01T00:00:00Z20172019-03-29T12:44:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/13067por0870-823110.14417/ap.1198Fialho, M.Aguiar, C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:14Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/13067Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:34.622062Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
Fialho, M.
Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
title_short Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
title_sort Escala de Avaliação das Estratégias Sociais: um estudo de validação com crianças em idade pré-escolar
author Fialho, M.
author_facet Fialho, M.
Aguiar, C.
author_role author
author2 Aguiar, C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, M.
Aguiar, C.
dc.subject.por.fl_str_mv Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
topic Competência social
Estratégias sociais
Problemas de comportamento
Pré-escolar
description A Escala de Avaliação das Estratégias Sociais (EAES; Aguiar, 2007) destina-se a avaliar as estratégias sociais específicas que as crianças em idade pré-escolar utilizam nas tarefas sociais de entrada no grupo de pares, manutenção do jogo e resolução de conflitos. Neste estudo, avaliamos as características psicométricas dos dados obtidos com a EAES e com o Sistema de Avaliação das Competências Sociais (SSRS; Gresham & Elliott, 1990) em 349 crianças Portuguesas em idade pré-escolar. Internamente consistentes, correlacionadas com uma medida estabelecida de competência social, e com algumas variações em função do sexo e idade das crianças, as estratégias sociais de Manutenção do jogo, Iniciação harmoniosa, Iniciação ativa e Resolução de conflitos poderão relevar-se úteis para a investigação sobre relações entre pares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-20T13:58:18Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017
2019-03-29T12:44:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/13067
url http://hdl.handle.net/10071/13067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870-8231
10.14417/ap.1198
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA
publisher.none.fl_str_mv ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134692237115392