Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, David Filipe Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/22093
Resumo: As ferramentas de e-procurement, preciosos instrumentos de capacidade analítica que suportam e amplificam a expressão e importância estratégica dos departamentos centralizados de compras de muitas empresas, detêm um profundo poder nas decisões e orientações dos stakeholders e da gestão de topo. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e tendo as compras e procurement, atualmente, um impacto estratégico tão relevante, torna-se especialmente importante realçar, validar e sobretudo melhorar o impacto do compromisso assumido com todos os seus intervenientes. Para que o processo investigativo fosse desenvolvido, foram analisadas as noções teóricas mais pertinentes da função de compras e procurement, bem como as ferramentas tecnológicas que as sustentam, evidenciando as bases e pilares tecnológicos facilitadores da função. Após pesquisa bibliográfica, reuniram-se conceitos referentes ao desempenho expectável de uma plataforma de eprocurement, bem como as lacunas investigativas referentes ao tema. Traçaram-se três objetivos de investigação que permitiram, não só verificar a satisfação e o desempenho operacional e estratégico da plataforma digital, como identificar pontos nevrálgicos de melhoria e otimização da mesma, concretizados através da análise de dados qualitativa (focus group) suportado por resultados quantitativos (inquérito) aplicados a uma amostragem total de 210 participantes. Os resultados obtidos a partir da análise às respostas de três grupos de inquiridos, permitiram concluir que apesar de existirem algumas assimetrias entre os mesmos, principalmente na avaliação menos positiva atribuída pelos requisitantes foram, de uma maneira global, reconhecidos os valores estratégicos e operacionais da plataforma de e-procurement. Os resultados finais, realçaram ainda a necessidade de uma revisão técnica e estratégica de alguns aspetos funcionais da plataforma, tais como: a apresentação de propostas alternativas, a melhoria da interface da plataforma com o novo ERP, a monitorização e padronização dos pedidos de compra, e a criação de artigos centralizada e uniformizada.
id RCAP_072325f8f51aed87b198019041cfee78
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/22093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e ProcurementComprasE-procurementDesempenhoMelhoriaRendimientoMejoraPerformanceImprovementGestãoAs ferramentas de e-procurement, preciosos instrumentos de capacidade analítica que suportam e amplificam a expressão e importância estratégica dos departamentos centralizados de compras de muitas empresas, detêm um profundo poder nas decisões e orientações dos stakeholders e da gestão de topo. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e tendo as compras e procurement, atualmente, um impacto estratégico tão relevante, torna-se especialmente importante realçar, validar e sobretudo melhorar o impacto do compromisso assumido com todos os seus intervenientes. Para que o processo investigativo fosse desenvolvido, foram analisadas as noções teóricas mais pertinentes da função de compras e procurement, bem como as ferramentas tecnológicas que as sustentam, evidenciando as bases e pilares tecnológicos facilitadores da função. Após pesquisa bibliográfica, reuniram-se conceitos referentes ao desempenho expectável de uma plataforma de eprocurement, bem como as lacunas investigativas referentes ao tema. Traçaram-se três objetivos de investigação que permitiram, não só verificar a satisfação e o desempenho operacional e estratégico da plataforma digital, como identificar pontos nevrálgicos de melhoria e otimização da mesma, concretizados através da análise de dados qualitativa (focus group) suportado por resultados quantitativos (inquérito) aplicados a uma amostragem total de 210 participantes. Os resultados obtidos a partir da análise às respostas de três grupos de inquiridos, permitiram concluir que apesar de existirem algumas assimetrias entre os mesmos, principalmente na avaliação menos positiva atribuída pelos requisitantes foram, de uma maneira global, reconhecidos os valores estratégicos e operacionais da plataforma de e-procurement. Os resultados finais, realçaram ainda a necessidade de uma revisão técnica e estratégica de alguns aspetos funcionais da plataforma, tais como: a apresentação de propostas alternativas, a melhoria da interface da plataforma com o novo ERP, a monitorização e padronização dos pedidos de compra, e a criação de artigos centralizada e uniformizada.Las herramientas de e-procurement, apreciados instrumentos de capacidad analítica que apoyan y amplían la expresión e importancia estratégica de los departamentos de compras centralizados de muchas empresas, tienen un profundo poder en las decisiones y directrices de los interesados y de la alta dirección. Sin embargo, grandes poderes conllevan grandes responsabilidades, y al tener actualmente las compras y procurement un impacto estratégico tan relevante, se hace especialmente importante destacar, validar y sobre todo mejorar el impacto del compromiso adquirido con todas sus partes interesadas. Para el desarrollo del proceso de investigación se analizaron las nociones teóricas más relevantes de la función de compras y procurement, así como las herramientas tecnológicas que las soportan, destacando las bases y los pilares tecnológicos que facilitan la función. Tras la investigación bibliográfica, se recogieron los conceptos relativos al rendimiento esperado de una plataforma de eprocurement, así como algunas brechas de la investigación en relación con el tema. Se establecieron tres objetivos de investigación que permitieron no sólo verificar la satisfacción y el rendimiento operativo y estratégico de la plataforma digital, sino también identificar los puntos clave para la mejora y optimización de esta, que se llevaron a cabo a través del análisis de datos cualitativos (focus group) apoyado por resultados cuantitativos (encuesta) aplicados a una muestra total de 210 participantes. Los resultados obtenidos del análisis de las respuestas de los tres grupos de encuestados permiten concluir que, a pesar de existir algunas asimetrías entre ellos, especialmente en la valoración menos positiva dada por los solicitantes, los valores estratégicos y operativos de la plataforma de eprocurement fueron globalmente reconocidos. Los resultados finales también pusieron de manifiesto la necesidad de una revisión técnica y estratégica de algunos aspectos funcionales de la plataforma, como: la presentación de propuestas alternativas, la mejora de la interfaz de la plataforma con el nuevo ERP, el seguimiento y la normalización de los pedidos de compra y la creación de artículos centralizados y normalizados.E-procurement tools, precious instruments with an analytical capacity that support and amplify the expression and strategic importance of the centralized purchasing departments of several companies, have a profound power and influence in the guidelines and decisions of both main stakeholders and top management. However, with great power comes great responsibility, and with purchasing and procurement currently having such a relevant and strategic impact, it becomes especially important to highlight, validate and above all, improve the impact of such commitment made with all the stakeholders involved. So that the investigation process could be developed, the most relevant theoretical notions for the purchasing and procurement function were analyzed, as well as the digital tools that support them, highlighting the technological foundations and pillars that facilitate the purchasing function. After a literature review, concepts regarding the expected performance of an e-procurement platform were gathered, as well as research gaps about the subject. Three research objectives were outlined that allowed not only to verify the satisfaction and the operational and strategic performance of the digital platform, but also to identify key points for its improvement and optimization. These were accomplished through qualitative data analysis (focus group) and supported by quantitative results (survey) applied to a total of 210 participants. The results obtained after analyzing the responses from the three groups of respondents have led to the conclusion that despite some asymmetries between them, especially in the less positive results by the requesters, the strategic and operational values of the e-procurement platform were globally recognized. The results also highlighted the need for a technical and strategic review of some functional aspects, such as: the presentation of alternative proposals, the interface improvement of the platform with the new ERP, the monitoring and standardization of purchase orders and the creation of centralized and standardized articles.Duarte, António Jorge S. T.Repositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMagalhães, David Filipe Rocha2023-02-02T10:14:31Z2022-07-052022-07-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/22093TID:203205693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:18:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/22093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:42:10.830522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
title Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
spellingShingle Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
Magalhães, David Filipe Rocha
Compras
E-procurement
Desempenho
Melhoria
Rendimiento
Mejora
Performance
Improvement
Gestão
title_short Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
title_full Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
title_fullStr Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
title_full_unstemmed Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
title_sort Otimização de uma Plataforma Digital de Negociação, Compras e Procurement
author Magalhães, David Filipe Rocha
author_facet Magalhães, David Filipe Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Jorge S. T.
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, David Filipe Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Compras
E-procurement
Desempenho
Melhoria
Rendimiento
Mejora
Performance
Improvement
Gestão
topic Compras
E-procurement
Desempenho
Melhoria
Rendimiento
Mejora
Performance
Improvement
Gestão
description As ferramentas de e-procurement, preciosos instrumentos de capacidade analítica que suportam e amplificam a expressão e importância estratégica dos departamentos centralizados de compras de muitas empresas, detêm um profundo poder nas decisões e orientações dos stakeholders e da gestão de topo. No entanto, com grandes poderes vêm grandes responsabilidades e tendo as compras e procurement, atualmente, um impacto estratégico tão relevante, torna-se especialmente importante realçar, validar e sobretudo melhorar o impacto do compromisso assumido com todos os seus intervenientes. Para que o processo investigativo fosse desenvolvido, foram analisadas as noções teóricas mais pertinentes da função de compras e procurement, bem como as ferramentas tecnológicas que as sustentam, evidenciando as bases e pilares tecnológicos facilitadores da função. Após pesquisa bibliográfica, reuniram-se conceitos referentes ao desempenho expectável de uma plataforma de eprocurement, bem como as lacunas investigativas referentes ao tema. Traçaram-se três objetivos de investigação que permitiram, não só verificar a satisfação e o desempenho operacional e estratégico da plataforma digital, como identificar pontos nevrálgicos de melhoria e otimização da mesma, concretizados através da análise de dados qualitativa (focus group) suportado por resultados quantitativos (inquérito) aplicados a uma amostragem total de 210 participantes. Os resultados obtidos a partir da análise às respostas de três grupos de inquiridos, permitiram concluir que apesar de existirem algumas assimetrias entre os mesmos, principalmente na avaliação menos positiva atribuída pelos requisitantes foram, de uma maneira global, reconhecidos os valores estratégicos e operacionais da plataforma de e-procurement. Os resultados finais, realçaram ainda a necessidade de uma revisão técnica e estratégica de alguns aspetos funcionais da plataforma, tais como: a apresentação de propostas alternativas, a melhoria da interface da plataforma com o novo ERP, a monitorização e padronização dos pedidos de compra, e a criação de artigos centralizada e uniformizada.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
2022-07-05T00:00:00Z
2023-02-02T10:14:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/22093
TID:203205693
url http://hdl.handle.net/10400.22/22093
identifier_str_mv TID:203205693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131508024279040