Fatores que regulam o insucesso no contexto escolar em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Kiesse Maria Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25985
Resumo: A capacidade de inovação desenvolvida por empresas, organizações e instituições é determinante para o sucesso das mesmas no Mercado. O aperfeiçoamento do produto e/ou serviço tem influência imediata sob a fidelização do consumidor. Esta pesquisa tem como objetivo central analisar os fatores que fomentam o insucesso escolar numa perspetiva económica, sociológica e cultural. Tem também como propósitos expor o estado atual do ensino português relativamente a técnicas de ensino e ao insucesso escolar e examinar o papel das ferramentas de Marketing e de Design na resolução de questões de natureza multidisciplinar e complexa, neste caso a Educação. A metodologia utilizada compreende a realização de workshops, com a participação de alunos, professoras e auxiliares da Escola Secundária do Lumiar bem como a revisão literária da problemática supracitada. As seguintes hipóteses orientam esta investigação: a relação entre a educação, enquanto serviço e a taxa de abandono escolar; a comparação entre os métodos de ensino tradicional, usualmente utilizados no sistema português e os métodos mais contemporâneos; e o resultado da introdução de ferramentas de Design em Gestão. Na perspetiva dos participantes do workshop a qualidade do ensino fica muito aquém das expectativas dos alunos e dos pais logo o serviço educação não é lapidado de forma a suprimir as dificuldades de aprendizagem o que se traduz numa elevada taxa de abandono escolar. Os métodos de ensino da escola em questão são antiquados, não acompanham nem a tecnologia nem o potencial dos alunos dando origem a uma elevada taxa de retenção.
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