Prevenção primária das toxicodependências no domínio escolar no distrito de Viana do Castelo : a perspectiva do corpo docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Humberto José Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/10755
Resumo: Dissertção de mestrado em Sociologia (área de especialização em Sociologia da Saúde)
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spelling Prevenção primária das toxicodependências no domínio escolar no distrito de Viana do Castelo : a perspectiva do corpo docente37.031:613.83613.83:37.031Dissertção de mestrado em Sociologia (área de especialização em Sociologia da Saúde)A presente investigação no âmbito da dissertação de Mestrado em Sociologia – Área de Especialização em Sociologia da Saúde, realizado no Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia da Universidade do Minho, tem como objecto de estudo a Prevenção Primária das Toxicodependências no Domínio Escolar no Distrito de Viana do Castelo – A perspectiva do Corpo Docente 2º e 3º CICLOS. Para este estudo definimos três objectivos principais: - Determinar o grau de conhecimento dos docentes dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, sobre as distintas áreas e componentes do fenómeno das toxicodependências (substâncias, factores de risco e protecção e estratégias preventivas); - Avaliar a percepção que uns e outros têm do seu papel educativo/preventivo; - Avaliar como os valores, crenças e atitudes pessoais influem nas abordagens preventivas. Com base em todos estes pressupostos partimos de duas hipóteses de trabalho, tendo validado a primeira hipótese. Confirmamos que a maior parte dos Professores que leccionam no distrito de Viana do Castelo, porque não têm formação suficiente sobre a problemática das toxicodependências, estão pouco abertos a admitir que também têm responsabilidade na educação/prevenção das toxicodependências, delegando nos serviços de saúde e nos seus técnicos essa responsabilidade. Quanto à segunda hipótese, não foi possível validar, porque, apesar de algumas respostas, houve um grande número de não respostas a questões importantes e por isso, no nosso entendimento, estas não respostas condicionaram a validação desta segunda hipótese. A presente investigação foi desenvolvida em parte das Escolas do Distrito de Viana do Castelo, com representatividade de Escolas de todos os concelhos, classificadas por nós, entre Escolas do litoral e do interior. Foram validados 608 questionários, correspondendo a 261 Professores do 2º ciclo e 335 Professores do 3º ciclo. As idades dos Professores variaram entre os 23 anos (idade mínima) e 66 anos (idade máxima).The present investigation was realized at Minho University Social Scientific Institute (Sociology Department) for a Sociology Master’s in Health Sociology Care. For this study it was defined three major level of research: - To know how much 2nd and 3rd level basic Teachers realize about all the drug dependency factors (like social environment, kinds of drug substances, prevent strategies, and so on); - To know how much these teachers can understand the work they can/must do about all this matter; - To know how much personal knowledge, religion or feelings can be important in the way these Teachers are more on less active about prevent drug dependency; It was taken two kinds of work hypothesis, but only one was available to be valued, as most of questions had not obtained any answers – perhaps most of these Teachers had not any kind of training about this drug matter and were not available to recognize they’re also important as clinical or other public health care technicians. We suppose two kinds of school classification as the social school environment have different conditions by Minho seaside or mountain. For this investigation 608 questionnaires were valued, 261 from 2nd level Teachers and 335 from 3rd level Teachers. Teachers ages are about 23 years old (minimum) and 66 years old (maximum)Remoaldo, Paula Cristina AlmeidaUniversidade do MinhoDomingues, Humberto José Pereira2009-09-302009-09-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:53:06.592990Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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