Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: G Dias, Alfredo
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Campos, Joana, Saraiva, Joaquim, Lima, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/1685
Resumo: O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados, reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágio profissional que lhe deu origem ter terminado
id RCAP_07a733066722d2fd75ef366f79ff5158
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1685
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados, reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágio profissional que lhe deu origem ter terminadoEscola Superior de Educação de LisboaRCIPLG Dias, AlfredoCampos, JoanaSaraiva, JoaquimLima, Teresa2012-07-02T10:04:26Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/1685porDias, A.; Campos, J.; Saraiva, J. e Lima, T. (2011). Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”. Da Investigação às Práticas, I (3). 100-117info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:40:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/1685Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:11:39.244931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
title Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
spellingShingle Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
G Dias, Alfredo
title_short Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
title_full Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
title_fullStr Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
title_full_unstemmed Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
title_sort Animação sociocultural, formação e projetos de intervenção: o projeto “palavras e saberes”
author G Dias, Alfredo
author_facet G Dias, Alfredo
Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
author_role author
author2 Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv G Dias, Alfredo
Campos, Joana
Saraiva, Joaquim
Lima, Teresa
description O presente artigo procura evidenciar a centralidade que a conceção, dinamização e avaliação de projeto assume no que são identificadas como as competências e funções profissionais dos animadores socioculturais. Como ilustração da concretização de um projeto de formação apresenta-se, na segunda parte do artigo, de forma sucinta, um projeto de intervenção que centra a sua ação no âmbito da promoção da interação intergeracional. Nesse projeto, a intervenção combina públicos etariamente diferenciados, reunindo público infantil, juvenil e sénior, e contextos institucionalmente distintos, como escolas, lares e centro de dia. A apresentação deste projeto conclui-se com a confirmação da sua pertinência e potencialidade através da sua continuidade, depois do estágio profissional que lhe deu origem ter terminado
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09
2011-09-01T00:00:00Z
2012-07-02T10:04:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/1685
url http://hdl.handle.net/10400.21/1685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dias, A.; Campos, J.; Saraiva, J. e Lima, T. (2011). Animação Sociocultural, Formação e Projetos de Intervenção: O Projeto “Palavras e Saberes”. Da Investigação às Práticas, I (3). 100-117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133370254360576