Educação e socialização de género de jovens raparigas em acolhimento residencial: Um estudo de caso na Casa Laranja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santa-Marta, Daniela Balby
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30258
Resumo: Nesta dissertação investigámos o papel das instituições de Acolhimento Residencial no combate e/ou na perpetuação das desigualdades de género. Objetivámos identificar conhecimento e práticas de género vigentes numa Casa de Acolhimento (CA), através de um estudo de caso. Foram realizadas sete entrevistas semiestruturadas a profissionais responsáveis pelas estratégias e práticas educativas e de cuidados das jovens, bem como da organização e gestão da casa, que foram tratadas através de uma análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que, apesar da atitude de abertura, acolhimento e adaptabilidade à diversidade, o género não é considerado um aspeto diferenciador para a realidade das crianças e jovens acolhidas e, portanto, é ignorado como relevante para a formação laboral da Casa e para a construção de estratégias educativas e interventivas. A abordagem gender-blind impede a identificação de características e necessidades específicas às raparigas e aos rapazes, que tem implicações na intervenção coletiva e individual no combate às desigualdades de género. Ao abordarmos o papel institucional no combate e/ou perpetuação das desigualdades de género contribuímos para o conhecimento existente sobre o(s) contexto(s) de Acolhimento Residencial, em Portugal e sobre raparigas em acolhimento.
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