Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/8001 |
Resumo: | Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens |
id |
RCAP_08547025349a648fd24b9ce14f59a46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8001 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagemRecommendations for production of podcast and advantages in the use in virtual learning environmentsPodcastProduçãoAvaliaçãoComunicaçãoInternetProductionAssessmentCommunicationNeste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagensUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-072008-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8001por"Revista Prisma.com". ISSN 1646-3153. 6 (2008) 158-179.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:45ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem Recommendations for production of podcast and advantages in the use in virtual learning environments |
title |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
spellingShingle |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem Bottentuit Junior, João Batista Podcast Produção Avaliação Comunicação Internet Production Assessment Communication |
title_short |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_fullStr |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
title_sort |
Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem |
author |
Bottentuit Junior, João Batista |
author_facet |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Clara Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bottentuit Junior, João Batista Coutinho, Clara Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Podcast Produção Avaliação Comunicação Internet Production Assessment Communication |
topic |
Podcast Produção Avaliação Comunicação Internet Production Assessment Communication |
description |
Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-07 2008-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/8001 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/8001 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Prisma.com". ISSN 1646-3153. 6 (2008) 158-179. 1646-3153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303717041668096 |