Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bottentuit Junior, João Batista
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Coutinho, Clara Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8001
Resumo: Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens
id RCAP_08547025349a648fd24b9ce14f59a46c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagemRecommendations for production of podcast and advantages in the use in virtual learning environmentsPodcastProduçãoAvaliaçãoComunicaçãoInternetProductionAssessmentCommunicationNeste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagensUniversidade do MinhoBottentuit Junior, João BatistaCoutinho, Clara Pereira2008-072008-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8001por"Revista Prisma.com". ISSN 1646-3153. 6 (2008) 158-179.1646-3153info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:45ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
Recommendations for production of podcast and advantages in the use in virtual learning environments
title Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
spellingShingle Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
Bottentuit Junior, João Batista
Podcast
Produção
Avaliação
Comunicação
Internet
Production
Assessment
Communication
title_short Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
title_fullStr Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
title_full_unstemmed Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
title_sort Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem
author Bottentuit Junior, João Batista
author_facet Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
author_role author
author2 Coutinho, Clara Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Bottentuit Junior, João Batista
Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Podcast
Produção
Avaliação
Comunicação
Internet
Production
Assessment
Communication
topic Podcast
Produção
Avaliação
Comunicação
Internet
Production
Assessment
Communication
description Neste artigo começamos por equacionar a importância que assume, nos dias de hoje, o acesso à informação e, ao mesmo tempo, a necessidade crescente das pessoas preencherem o tempo gasto nas deslocações diárias de, e para o local de trabalho. Abordamos depois o conceito de podcast equacionando as suas potencialidades educativas, em especial o papel que podem desempenhar ao proporcionarem ao utilizador o acesso a modalidades de formação “móvel”, no sentido de disponível a qualquer hora e em qualquer lugar. Por último, preocupados com a qualidade dos episódios de podcast disponibilizados na web, decidimos desenvolver, com base numa revisão bibliográfica, um conjunto de recomendações a cinco níveis - gerais, introdução, conteúdo, conclusão e trabalho em grupo – que podem melhorar a qualidade da produção dos episódios nos podcasts, tornando-os mais claros e eficazes na promoção das aprendizagens
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07
2008-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8001
url http://hdl.handle.net/1822/8001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Prisma.com". ISSN 1646-3153. 6 (2008) 158-179.
1646-3153
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303717041668096