Uso do estado da arte no desenvolvimento de aplicações web para a criação e teste de uma aplicação responsiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ricardo Nuno Rafael Monteiro da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5592
Resumo: O aparecimento da Web 2.0 obrigou as empresas a mudar a sua estratégia de realização de negócios na internet [1]. A criação de aplicações e sites de negócio tornou-se crucial. Existem atualmente diversas ferramentas e tecnologias que auxiliam a programação de aplicações e sites de forma a oferecer sempre um melhor dinamismo [1]. Os programadores deparam-se com perguntas como: Quais serão as tecnologias com menor custo para chegar ao objetivo requerido? Quais serão as tecnologias que permitem a construção desta aplicação da maneira mais rápida e simples? Qual será o desempenho de cada uma destas tecnologias? Como será possível criar uma aplicação que funcione em vários tamanhos e tipos de ecrãs? Este processo da escolha ideal pode ser complexo devendo ser considerados diversos fatores para satisfazer os objetivos do projeto que se pretende desenvolver. Este trabalho de projeto possui três principais objetivos. O primeiro foi o de investigar as tecnologias capazes de criar aplicações web. Esta investigação foi realizada tendo em mente o mercado deste tipo de aplicações, plataformas de desenvolvimento, linguagens de programação, plataformas de base de dados e servidores, segurança, design responsivo e princípios de design em aplicações web e seguiu uma metodologia básica estratégica, descritiva, indutiva e bibliográfica. O segundo objetivo concentrou-se na seleção de tecnologias para a criação de uma aplicação deste tipo. Esta seleção foi baseada no primeiro objetivo deste trabalho de projeto. O terceiro foi o desenvolvimento de uma aplicação web para comentar, listar, avaliar e partilhar opiniões sobre filmes, o qual foi composto por três fases. Na primeira fase trabalhouse a análise de requisitos com um caso de estudo sobre o problema programático abordado, incluindo a descrição dos serviços disponíveis, os requisitos funcionais e o desenho da base de dados. Na segunda fase foi feita a implementação da aplicação usando o Microsoft Visual Studio. Na última fase foram efetuados testes de usabilidade à aplicação desenvolvida com o objetivo de perceber qual a perspetiva dos utilizadores em relação à mesma. Utilizou-se a metodologia de Design Science Research para a criação da aplicação.
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