Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Maria Helenita Farias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5400
Resumo: O presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação.
id RCAP_08cee077ee8f635b0c965b41a395c4bb
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5400
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas MarinhoEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DE ESCOLASAVALIAÇÃO DA FORMAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUABRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONSCHOOLS EVALUATIONTRAINING EVALUATIONCONTINUING EDUCATIONBRAZILO presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação.This paper talks about the evaluative Internal Practices in Municipal Elementary School Adail Freitas Navy: Conceptions of students, teachers, and core manager. Identify the knowledge of teacher, student and officer core has on evaluation, assessment practices meet school and continuing education, it is important for the development of actions that will allow the construction of knowledge necessary for raising the level of learning of students, teachers and managers . Stand out in the theoretical framework,as authors, Luckesi ( 2002), Hoffmann (2009 ); Álvarez Méndez ( 2002), Fernandes; Werneck ( 2004), War (2007 ), Vasconcelos (2003 ); Perrenoud (2009 ); scholars who relate assessment with learning. The research participants were 04 members of the core manager, 121 elementary school students and eight teachers in the class. The methodology used was qualitative and quantitative with the intention of uniting numbers and lines. Data were collected through interviews, questionnaires and documents provided by the school. The content analysis reveals that school work is touted as the evaluation method used by most teachers, overcoming writing and that teachers are no continuing education, which would be of great importance for a process of action and reflection and action proof.2014-07-24T10:29:30Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5400TID:201252767porSena, Maria Helenita Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:02.812325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
title Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
spellingShingle Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
Sena, Maria Helenita Farias
EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS EVALUATION
TRAINING EVALUATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
title_short Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
title_full Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
title_fullStr Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
title_full_unstemmed Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
title_sort Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
author Sena, Maria Helenita Farias
author_facet Sena, Maria Helenita Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Maria Helenita Farias
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS EVALUATION
TRAINING EVALUATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
topic EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DE ESCOLAS
AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
FORMAÇÃO CONTÍNUA
BRASIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCATION
SCHOOLS EVALUATION
TRAINING EVALUATION
CONTINUING EDUCATION
BRAZIL
description O presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-24T10:29:30Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5400
TID:201252767
url http://hdl.handle.net/10437/5400
identifier_str_mv TID:201252767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131267511353344