Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5400 |
Resumo: | O presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação. |
id |
RCAP_08cee077ee8f635b0c965b41a395c4bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5400 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas MarinhoEDUCAÇÃOAVALIAÇÃO DE ESCOLASAVALIAÇÃO DA FORMAÇÃOFORMAÇÃO CONTÍNUABRASILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOEDUCATIONSCHOOLS EVALUATIONTRAINING EVALUATIONCONTINUING EDUCATIONBRAZILO presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação.This paper talks about the evaluative Internal Practices in Municipal Elementary School Adail Freitas Navy: Conceptions of students, teachers, and core manager. Identify the knowledge of teacher, student and officer core has on evaluation, assessment practices meet school and continuing education, it is important for the development of actions that will allow the construction of knowledge necessary for raising the level of learning of students, teachers and managers . Stand out in the theoretical framework,as authors, Luckesi ( 2002), Hoffmann (2009 ); Álvarez Méndez ( 2002), Fernandes; Werneck ( 2004), War (2007 ), Vasconcelos (2003 ); Perrenoud (2009 ); scholars who relate assessment with learning. The research participants were 04 members of the core manager, 121 elementary school students and eight teachers in the class. The methodology used was qualitative and quantitative with the intention of uniting numbers and lines. Data were collected through interviews, questionnaires and documents provided by the school. The content analysis reveals that school work is touted as the evaluation method used by most teachers, overcoming writing and that teachers are no continuing education, which would be of great importance for a process of action and reflection and action proof.2014-07-24T10:29:30Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5400TID:201252767porSena, Maria Helenita Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:13Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5400Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:02.812325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
title |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
spellingShingle |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho Sena, Maria Helenita Farias EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE ESCOLAS AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION SCHOOLS EVALUATION TRAINING EVALUATION CONTINUING EDUCATION BRAZIL |
title_short |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
title_full |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
title_fullStr |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
title_sort |
Concepções sobre avaliação: estudo realizado na Escola Adail Freitas Marinho |
author |
Sena, Maria Helenita Farias |
author_facet |
Sena, Maria Helenita Farias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sena, Maria Helenita Farias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE ESCOLAS AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION SCHOOLS EVALUATION TRAINING EVALUATION CONTINUING EDUCATION BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DE ESCOLAS AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA BRASIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO EDUCATION SCHOOLS EVALUATION TRAINING EVALUATION CONTINUING EDUCATION BRAZIL |
description |
O presente trabalho disserta sobre as Práticas Avaliativas Internas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adail Freitas Marinho: Concepções de alunos, professores, e núcleo gestor. Identificar o conhecimento que professor, aluno e núcleo gestor tem sobre avaliação, conhecer as práticas avaliativas da escola e a formação continuada, torna-se importante para o desenvolvimento de ações que permitirão a construção de saberes necessários à elevação do nível de aprendizagem de discentes, docentes e gestores. Destacam-se, no referencial teórico, autores como, Luckesi (2002); Hoffmann (2009); Álvarez Méndez (2002); Fernandes; Werneck, (2004); Guerra (2007), Vasconcelos (2003); Perrenoud (2009); estudiosos que relacionam avaliação com aprendizagem. Os participantes da pesquisa foram 04 integrantes do núcleo gestor, 121 alunos do Ensino Fundamental e os oito professores da turma. A Metodologia usada foi a qualiquantitativa com a intenção de unir números e falas. Os dados foram coletados através de entrevista, questionário e documentos fornecidos pela própria escola. A análise dos conteúdos revela que o trabalho escolar é apontado como a prática avaliativa mais usada pelos docentes, superando a prova escrita e que os professores estão sem formação continuada, o que seria de grande importância para um processo de ação e reflexão e ação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-24T10:29:30Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5400 TID:201252767 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5400 |
identifier_str_mv |
TID:201252767 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131267511353344 |