O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Lina Maria Florência Domingues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/767
Resumo: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
id RCAP_09bbe812cef59eb9bad71dbd1f223a1e
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/767
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincarTesesEducação de infânciaEducadoresJardim-de-infânciaDissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007Este estudo pretende ser um contributo para uma melhor compreensão acerca da visão dos educadores de infância, sobre o brincar actual das crianças, no jardim-de-infância, tendo em conta as recordações das suas próprias experiências de brincar, na infância. Pretende analisar de que forma esse entendimento respeita as Orientações Curriculares adoptadas, tendo em vista uma educação completa que privilegia o brincar como uma vivência natural da criança. A nível metodológico optou-se por uma abordagem qualitativa, partindo do discurso de educadores de infância, pretendendo-se privilegiar os processos relacionais e a interpretação do “significado” que as pessoas dão às coisas e à sua vivência. A amostra é constituída por treze educadoras de infância da rede pública, e das IPSS de uma cidade Algarvia, às quais foram feitas entrevistas relacionadas com a sua visão sobre o brincar. As entrevistas eram compostas por questões semi-abertas e abertas, obtendo-se assim um conjunto de dados que nos permitiram analisar de forma mais coerente e profunda a visão que os educadores de infância têm sobre o brincar. Conclui-se que, na sua maioria, os educadores de infância valorizam o brincar nas suas respectivas infâncias, em oposição ao brincar actual que consideram mais limitativo e mais dependente da existência de brinquedos e de outros recursos materiais.Cruz, Isabel Santana daSapientiaViegas, Lina Maria Florência Domingues2011-09-07T16:05:31Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/767por373.2 VIE*Bri Caveinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:11:36Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/767Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:55:04.257420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
title O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
spellingShingle O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
Viegas, Lina Maria Florência Domingues
Teses
Educação de infância
Educadores
Jardim-de-infância
title_short O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
title_full O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
title_fullStr O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
title_full_unstemmed O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
title_sort O brincar de ontem, na infância dos educadores de hoje: entendimento e adequação curricular do brincar
author Viegas, Lina Maria Florência Domingues
author_facet Viegas, Lina Maria Florência Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Isabel Santana da
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Lina Maria Florência Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Educação de infância
Educadores
Jardim-de-infância
topic Teses
Educação de infância
Educadores
Jardim-de-infância
description Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-09-07T16:05:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/767
url http://hdl.handle.net/10400.1/767
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 373.2 VIE*Bri Cave
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133151448006656