Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel Estima
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1847
Resumo: O presente relatório final de estágio tem como objetivo apresentar os contextos da prática pedagógica, analisar as práticas realizadas, as competências e conhecimentos profissionais adquiridos e ainda um trabalho de investigação. O presente estudo pretendeu analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o apetrechamento tecnológico em alguns jardins de infância da cidade de Viseu. A investigação concretizada teve como ponto de partida a revisão bibliográfica: iniciativas a nível nacional no âmbito das TIC, em especial na educação pré-escolar, o potencial das TIC na aprendizagem das crianças, o papel dos educadores e os fatores que influenciam a integração das TIC por parte dos educadores. Desta análise, realizámos e aplicámos dois inquéritos distintos (um destinado aos diretores de agrupamento e o outro aos educadores) em oito agrupamentos de escolas da cidade de Viseu. Os resultados traduzem a perspetiva dos educadores e a quantidade de equipamentos disponíveis nos agrupamentos inquiridos. Com este estudo, concluímos que a formação dos educadores influencia a utilização das TIC por parte dos educadores, com implicações no acesso das crianças a essas mesmas tecnologias, afetando o seu processo de aprendizagem. Existe assim um limitado acesso a estas tecnologias, uma vez que estas não se encontram em número desejado nos jardins de infância inquiridos.
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