Percurso profissionalizante e investigação das TIC nos jardins de infância de Viseu
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/1847 |
Resumo: | O presente relatório final de estágio tem como objetivo apresentar os contextos da prática pedagógica, analisar as práticas realizadas, as competências e conhecimentos profissionais adquiridos e ainda um trabalho de investigação. O presente estudo pretendeu analisar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o apetrechamento tecnológico em alguns jardins de infância da cidade de Viseu. A investigação concretizada teve como ponto de partida a revisão bibliográfica: iniciativas a nível nacional no âmbito das TIC, em especial na educação pré-escolar, o potencial das TIC na aprendizagem das crianças, o papel dos educadores e os fatores que influenciam a integração das TIC por parte dos educadores. Desta análise, realizámos e aplicámos dois inquéritos distintos (um destinado aos diretores de agrupamento e o outro aos educadores) em oito agrupamentos de escolas da cidade de Viseu. Os resultados traduzem a perspetiva dos educadores e a quantidade de equipamentos disponíveis nos agrupamentos inquiridos. Com este estudo, concluímos que a formação dos educadores influencia a utilização das TIC por parte dos educadores, com implicações no acesso das crianças a essas mesmas tecnologias, afetando o seu processo de aprendizagem. Existe assim um limitado acesso a estas tecnologias, uma vez que estas não se encontram em número desejado nos jardins de infância inquiridos. |
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