Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/28368 |
Resumo: | As cidades vivem momentos de afirmação turística e estudos demonstram que a promoção dos ícones culturais favorece a escolha das cidades enquanto destinos turísticos. Os ícones culturais assentam em aspetos das cidades desaparecidos ou em desaparecimento, aptos a serem mitificados e percebidos como representativos de uma cultura. Este artigo aborda os ícones culturais vintage na comunicação do turismo de Lisboa, pretendendo compreender como são utilizados na comunicação visual da cidade numa perspetiva omnicanal. Esta investigação analisou semiologicamente capas do guia Follow Me Lisboa (em papel) e imagens do sítio web do Turismo de Lisboa (online) que utilizam ícones da cidade. Um inquérito por questionário revelou perceções de turistas nacionais e estrangeiros sobre os ícones culturais da cidade, enquanto uma entrevista semiestruturada em profundidade identificou as principais intenções de comunicação da Associação do Turismo de Lisboa (ATL). Os resultados indicam que a comunicação da cidade de Lisboa utiliza pouco os seus ícones culturais vintage, apesar da nostalgia e autenticidade que os inquiridos associam à cidade. A clivagem entre os objetivos da ATL e a perceção do público sobre Lisboa permite identificar oportunidades de melhoria na comunicação turística omnicanal da cidade. |
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Ícones culturais vintage na comunicação turística de LisboaVintage cultural icons in the touristic communication of Lisboncomunicação turística, vintage, ícones culturais, Lisboa, omnicanalAs cidades vivem momentos de afirmação turística e estudos demonstram que a promoção dos ícones culturais favorece a escolha das cidades enquanto destinos turísticos. Os ícones culturais assentam em aspetos das cidades desaparecidos ou em desaparecimento, aptos a serem mitificados e percebidos como representativos de uma cultura. Este artigo aborda os ícones culturais vintage na comunicação do turismo de Lisboa, pretendendo compreender como são utilizados na comunicação visual da cidade numa perspetiva omnicanal. Esta investigação analisou semiologicamente capas do guia Follow Me Lisboa (em papel) e imagens do sítio web do Turismo de Lisboa (online) que utilizam ícones da cidade. Um inquérito por questionário revelou perceções de turistas nacionais e estrangeiros sobre os ícones culturais da cidade, enquanto uma entrevista semiestruturada em profundidade identificou as principais intenções de comunicação da Associação do Turismo de Lisboa (ATL). Os resultados indicam que a comunicação da cidade de Lisboa utiliza pouco os seus ícones culturais vintage, apesar da nostalgia e autenticidade que os inquiridos associam à cidade. A clivagem entre os objetivos da ATL e a perceção do público sobre Lisboa permite identificar oportunidades de melhoria na comunicação turística omnicanal da cidade.Repositório da Universidade de LisboaYamanari Ferreira, ThaísBarbosa Ribeiro, RaquelBelim, Célia2023-08-31T13:39:13Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28368porYamanari Ferreira, T., Barbosa Ribeiro, R., & Belim, C. (2020). Ícones culturais vintage na comunicação turística de Lisboa. Comunicação Pública, 15(28). https://doi.org/10.4000/cp.674710.4000/cp.6747info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-03T01:32:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:28:10.525938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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