O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/4922
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação
id RCAP_0a86f9f2b0f6a8708b71e450c3202560
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/4922
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagemTICEnsino-aprendizagemEnsino presencialEaDTICTeaching-learningFace to face learningDistance learningDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da EducaçãoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão profundamente relacionadas com a maioria das atividades humanas, seja no meio profissional ou acadêmico, as TIC trazem como ferramenta, enormes vantagens, e otimizam as atividades diárias de maneira muito eficiente se empregadas adequadamente. É tal a importância das TIC na sociedade atual e no meio acadêmico, que essas vêm sendo amplamente estudadas e analisadas por pesquisadores universitários de diversas áreas acadêmicas, em função das transformações que as TIC causam nas atividades profissionais no interior das indústrias, e principalmente na Educação. No contexto da Educação, principalmente no ensino superior, a utilização das TIC está profundamente disseminada, sejam nos recursos tecnológicos utilizados no ensino presencial, como nos utilizados na Educação a Distância (EaD), tendo este último crescido exponencialmente nos últimos anos, principalmente na oferta de cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Na atualidade observamos uma enorme variedade de recursos disponibilizados pelas TIC, oferecidos aos professores e alunos, o que vem notadamente exigindo uma rápida adaptabilidade por parte de ambos, obrigando-os de certa forma, a se ajustar em suas atividades pedagógicas, principalmente nos processos de ensino-aprendizagem. O mundo tecnológico atual exige muito dos professores, exigindo um constante aperfeiçoamento profissional frente às novas tecnologias, destacadamente as computacionais, conhecimentos esses que vão muito além de suas áreas de formação, colocando os professores numa situação de aprender e reaprender constantes. Dentro desse contexto, o presente trabalho tem por finalidade realizar um estudo de caso no Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares de Azevedo (CETTAA), mantenedora de diversas faculdades do estado de São Paulo, Brasil, junto aos professores das diversas áreas de conhecimento, investigando como esses estão se adaptando com a constante evolução das TIC, e quais os impactos positivos e/ou negativos que as TIC vem causando nos processos e metodologias de ensino-aprendizagem utilizados no ensino presencial e no ensino-à-distância (EaD). The Information and Comunication Technology (ICT) is deeply related to most human activities. Either at the professional or at the academic world, ICT, as a tool, provides huge advantages, and, if properly used, those tools optimize our daily activities in a very special way. The importance of ICT is so high nowadays both in society and in the academic environment that it has been studied and analysed by university researchers from various academic areas, and that happens due to the transformations ICT brings to the professional activities inside the taken industries, and mainly in the Educational sector. Considering the Educational sector, mainly at the highest levels, ICT’s use is highly disseminated both when needed for developping the technological resources used during the classes taken and during the distance learning. This last way of teaching has become extremely more frequent lately mainly considering the offer of graduation and post graduation courses at the Institutions of Superior Courses (IES) in Brazil. We notice, nowadays, that a great variety of resources has been offered by ICT to teachers and students and that this has demanded a quick adaptability of both groups. Due to this fact, they are somehow obliged to adjust their pedagogical activities, mainly on teaching-learning processes. At this moment in history, the technological world demands a lot from teachers and a constant knowledge increasing regarding the new acquisitions in the different áreas of studies, leads teachers to a situation of constant learning and perfecting knowledge on different areas. This goes, then, beyond their specific áreas of studies. Considering this context, this piece of work has the purpose of making a subject study at the Centro de Educação Técnica e Tecnológica Álvares Penteado (CETTAA), which maintains several colleges in the State of São Paulo, Brazil, with teachers in different areas of knowledge. It will investigate how they are adapting to the constant evolution of TIC and the positive and/or negative impact the ICT’s have been causing on the processes and the methodologies of teaching-learning used on the premises and distance learning.[s.n.]Reis, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaLopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira2015-09-17T07:34:23Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4922202441539porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:15Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4922Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:45.223719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
title O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
spellingShingle O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
TIC
Ensino-aprendizagem
Ensino presencial
EaD
TIC
Teaching-learning
Face to face learning
Distance learning
title_short O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
title_full O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
title_fullStr O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
title_sort O uso das tecnologias da informação e comunicação no Ensino Superior: os impactos nos processos de ensino-aprendizagem
author Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
author_facet Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Ensino-aprendizagem
Ensino presencial
EaD
TIC
Teaching-learning
Face to face learning
Distance learning
topic TIC
Ensino-aprendizagem
Ensino presencial
EaD
TIC
Teaching-learning
Face to face learning
Distance learning
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Docência e Gestão da Educação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T07:34:23Z
2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/4922
202441539
url http://hdl.handle.net/10284/4922
identifier_str_mv 202441539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130284084428800