Adaptação do mental health continuum - LF - for adults em estudantes universitários Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, C.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques Pinto, A., Lima, L., Matos, A. P., Cherpe, S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/9701
https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-23197
Resumo: Este trabalho analisa o comportamento da medida Mental Health Continuum – Long Form (MHC-LF) – for adults (Keyes, 2007) numa amostra portuguesa de estudantes universitários. O MHC-LF é uma escala de auto-relato, composta por 40 itens, que mede o bem-estar subjetivo. Os itens organizam-se de acordo com três escalas distintas: bem-estar emocional positivo; bem-estar psicológico e bem-estar social. Neste estudo participaram 465 estudantes da Universidade de Lisboa de quatro cursos: Psicologia, Ciências da Educação, Biologia e Geologia. Através de análises fatoriais confi rmatórias concluiu-se que o modelo tridimensional é o mais ajustado. Realizaram-se, ainda, dois estudos de validade divergente e convergente utilizando medidas de burnout e engagement, respetivamente, que confirmaram a validade da medida face a outras medidas de bem-estar. Os resultados obtidos confi rmaram a fi abilidade do instrumento em estudo, com bons valores de consistência interna para a escala total e para as três escalas (? superiores a .80).
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