Identificação de Dano Estrutural em Placas Construídas em Diferentes Materiais Compósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ricardo Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/163861
Resumo: Esta dissertação trata da Identificação de Dano em placas de materiais compósitos que têm apresentado uma crescente e predominante utilização em diversos tipos de equipamentos e estruturas de indústrias, nomeadamente: mecânica, aeroespacial, automóvel, naval e civil. O objetivo consiste na Localização e Quantificação Relativa de Dano, utilizando métodos basea- dos nas Funções de Resposta em Frequência (FRFs) de acelerância medidas experimental- mente, onde são considerados danos por perda de massa e rigidez. Os resultados associados ao dano por perda de massa permitem observar que a maioria dos métodos apresentam uma taxa de localização satisfatória (destacando-se o Método das Ocorrências Máximas em Sensor (MO_s)), especialmente para casos próximos dos sensores. Verifica-se ainda que a taxa de su- cesso não é condicionada pelo material, mas sim pelo número de modos na gama de frequên- cias. Relativamente ao dano por perda de rigidez obteve-se uma taxa de sucesso de localização reduzida, possivelmente devido à forma como este é implementado e ao insuficiente efeito provocado. Contudo, ao realizar uma truncagem da gama de frequências, consegue-se aumen- tar a taxa de sucesso de localização dos métodos. Por fim, a etapa de Quantificação Relativa mostra-se viável, mesmo quando a localização não é bem-sucedida, destacando assim sua uti- lidade em situações específicas.
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