Identificação de Dano Estrutural em Placas Construídas em Diferentes Materiais Compósitos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/163861 |
Resumo: | Esta dissertação trata da Identificação de Dano em placas de materiais compósitos que têm apresentado uma crescente e predominante utilização em diversos tipos de equipamentos e estruturas de indústrias, nomeadamente: mecânica, aeroespacial, automóvel, naval e civil. O objetivo consiste na Localização e Quantificação Relativa de Dano, utilizando métodos basea- dos nas Funções de Resposta em Frequência (FRFs) de acelerância medidas experimental- mente, onde são considerados danos por perda de massa e rigidez. Os resultados associados ao dano por perda de massa permitem observar que a maioria dos métodos apresentam uma taxa de localização satisfatória (destacando-se o Método das Ocorrências Máximas em Sensor (MO_s)), especialmente para casos próximos dos sensores. Verifica-se ainda que a taxa de su- cesso não é condicionada pelo material, mas sim pelo número de modos na gama de frequên- cias. Relativamente ao dano por perda de rigidez obteve-se uma taxa de sucesso de localização reduzida, possivelmente devido à forma como este é implementado e ao insuficiente efeito provocado. Contudo, ao realizar uma truncagem da gama de frequências, consegue-se aumen- tar a taxa de sucesso de localização dos métodos. Por fim, a etapa de Quantificação Relativa mostra-se viável, mesmo quando a localização não é bem-sucedida, destacando assim sua uti- lidade em situações específicas. |
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Identificação de Dano Estrutural em Placas Construídas em Diferentes Materiais CompósitosIdentificação de DanoPlacaMaterial CompósitoLocalizaçãoQuantificaçãoFRFDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaEsta dissertação trata da Identificação de Dano em placas de materiais compósitos que têm apresentado uma crescente e predominante utilização em diversos tipos de equipamentos e estruturas de indústrias, nomeadamente: mecânica, aeroespacial, automóvel, naval e civil. O objetivo consiste na Localização e Quantificação Relativa de Dano, utilizando métodos basea- dos nas Funções de Resposta em Frequência (FRFs) de acelerância medidas experimental- mente, onde são considerados danos por perda de massa e rigidez. Os resultados associados ao dano por perda de massa permitem observar que a maioria dos métodos apresentam uma taxa de localização satisfatória (destacando-se o Método das Ocorrências Máximas em Sensor (MO_s)), especialmente para casos próximos dos sensores. Verifica-se ainda que a taxa de su- cesso não é condicionada pelo material, mas sim pelo número de modos na gama de frequên- cias. Relativamente ao dano por perda de rigidez obteve-se uma taxa de sucesso de localização reduzida, possivelmente devido à forma como este é implementado e ao insuficiente efeito provocado. Contudo, ao realizar uma truncagem da gama de frequências, consegue-se aumen- tar a taxa de sucesso de localização dos métodos. Por fim, a etapa de Quantificação Relativa mostra-se viável, mesmo quando a localização não é bem-sucedida, destacando assim sua uti- lidade em situações específicas.This dissertation focuses on the Identification of Damage in composite material plates, which have been increasingly used in various types of equipment and structures in industries, such as: mechanical, aerospace, automotive, naval, and civil engineering. The main objective is to achieve the Localization and Relative Quantification of Damage, using methods based on experimentally measured Frequency Response Functions (FRFs) of accelerance, in which dam- ages due to mass loss and stiffness are considered. The results associated with damage due to mass loss show that most methods display a satisfactory localization rate (being particularly noteworthy, the Method of Maximum Occurrences on Sensor (MO_s)), especially for cases in proximity of the sensors. It is also observed that the success rate is not influenced by the ma- terial but rather by the number of modes within the frequency range. Regarding damage due to stiffness loss, a reduced localization success rate was obtained, possibly due to the way it is implemented and its insufficient induced effect. However, by truncating the frequency range, it is possible to increase the localization success rate of the methods. Finally, the Relative Quan- tification step proves to be feasible, even when localization is not successful, highlighting its usefulness in specific situations.Almeida, RaquelPolicarpo, HugoRUNSousa, Ricardo Pereira de2024-02-21T10:52:00Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/163861porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:49:22Zoai:run.unl.pt:10362/163861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:59:54.314407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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