O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202 |
Resumo: | O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características. |
id |
RCAP_0af8d840c144521370afbd1d0bec7581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo GráficoO discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características.Redis: Revista de Estudos do discurso2017-11-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 6 (2017): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 97-1172183-3958reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202/2908Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discursoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Isabel MargaridaMarques, AldinaPinto, Alexandra Guedes2022-09-22T10:26:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:13.859642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
title |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
spellingShingle |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico Duarte, Isabel Margarida |
title_short |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
title_full |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
title_fullStr |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
title_full_unstemmed |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
title_sort |
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico |
author |
Duarte, Isabel Margarida |
author_facet |
Duarte, Isabel Margarida Marques, Aldina Pinto, Alexandra Guedes |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Aldina Pinto, Alexandra Guedes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Isabel Margarida Marques, Aldina Pinto, Alexandra Guedes |
description |
O discurso publicitário é simultaneamente um reflexo do contexto em que é produzido e um agente de mudança sobre o mesmo. No presente estudo, analisamos o discurso publicitário na revista Mundo Gráfico com o propósito de identificar alguns aspetos da identidade portuguesa no tempo do Estado Novo, nomeadamente da identidade nacional e da identidade individual, do homem e da mulher portugueses de então. Simultaneamente, foi nosso propósito identificar as estratégias discursivas envolvidas na construção destas identidades, em particular as estratégias de natureza enunciativo-pragmática, tais como a identificação das vozes enunciativas em diálogo nos anúncios. Ainda, olhamos para os anúncios como manifestações textuais de um género, identificando sumariamente algumas das suas características. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-21T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202 https://ojs.letras.up.pt/index.php/re/article/view/3202/2908 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Redis: Revista de Estudos do discurso |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso |
publisher.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Redis: Revista de Estudos do discurso; N.º 6 (2017): REDIS: Revista de Estudos do Discurso; 97-117 2183-3958 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130450175721472 |