Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8801
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.
id RCAP_0b4fee837e9d4a2bdc3bc41227ebed4c
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios1ª Ciclo do Ensino Básicoaprendizagem ativa e cooperativatutorias entre paresinterações entre Paresperceções dos alunos e professoraprimary schoolactive and cooperative earningpeer tutoringpeer interactionsperceptions of students and teacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.O presente relatório teve como base o estágio realizado numa sala do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição privada. Neste contexto foi implementado um trabalho regular de tutoria entre pares, para dar resposta às dificuldades e falta de tempo que as crianças mostravam ter para finalizar os trabalhos que lhes eram pedidos. Deste modo, foi realizada uma investigação que explorou as interações entre pares ocorridas em momentos de tutoria, implementados na sala, e tentou ainda compreender a perceção da turma e da professora titular sobre esta forma de trabalho. Assim sendo, a temática principal deste relatório consistiu na tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e colaborativa, onde dois alunos trabalham em conjunto. De forma a descrever as interações entre pares e a perceção das entidades envolvidas, foi utilizada uma investigação de metodologia qualitativa, recorrendo, como os principais instrumentos de recolha de dados, a entrevistas semiestruturadas e a grelhas de observação. A análise e interpretação dos dados obtidos permitiram identificar duas principais vantagens que os alunos e a professora reconheceram nesta forma de trabalhar e verificaram também a existência de alguns aspetos que influenciam a interação entre pares. Esta investigação promoveu um maior conhecimento sobre a estratégia de tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e cooperativa. Por via da sua implementação foi possível compreender melhor as vantagens e obstáculos envolvidos neste processoThe present report was based on the internship conducted in a 1st-grade classroom, from the 1st cycle of basic education, in a private institution. In this context, a regular peer tutoring program was implemented to address the difficulties and lack of time that the children showed to have in finishing the work they were asked to do. Thus, an investigation was conducted to explore the interactions between peers during peer tutoring moments, implemented in the classroom, and to understand the perception of the class and the head teacher about this form of work. Therefore, the main theme of this report was peer tutoring as a form of active and collaborative learning, where two students work together. In order to describe peer interactions and the perception of the entities involved, it was applied a qualitative research methodology, using semi-structured interviews and observation grids as the main data collection tools. The analysis and interpretation of the data obtained allowed us to identify two main advantages, which the students and the teacher recognized in this way of working and allowed us to verify the existence of some aspects that influence the interaction between peers. This research promoted a deeper knowledge about the peer tutoring strategy, as a form of active and cooperative learning. Through its implementation it was possible to gain a better understanding of the advantages and obstacles involved in this process.Montiel, António LuísRepositório do ISPAAtaíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo2022-09-29T13:07:20Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8801TID:203054873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:20:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.983565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
title Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
spellingShingle Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
1ª Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem ativa e cooperativa
tutorias entre pares
interações entre Pares
perceções dos alunos e professora
primary school
active and cooperative earning
peer tutoring
peer interactions
perceptions of students and teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
title_full Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
title_fullStr Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
title_full_unstemmed Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
title_sort Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
author Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
author_facet Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Montiel, António Luís
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv 1ª Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem ativa e cooperativa
tutorias entre pares
interações entre Pares
perceções dos alunos e professora
primary school
active and cooperative earning
peer tutoring
peer interactions
perceptions of students and teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic 1ª Ciclo do Ensino Básico
aprendizagem ativa e cooperativa
tutorias entre pares
interações entre Pares
perceções dos alunos e professora
primary school
active and cooperative earning
peer tutoring
peer interactions
perceptions of students and teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T13:07:20Z
2022-07-18
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8801
TID:203054873
url http://hdl.handle.net/10400.12/8801
identifier_str_mv TID:203054873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561926660096