Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8801 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto. |
id |
RCAP_0b4fee837e9d4a2bdc3bc41227ebed4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8801 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios1ª Ciclo do Ensino Básicoaprendizagem ativa e cooperativatutorias entre paresinterações entre Paresperceções dos alunos e professoraprimary schoolactive and cooperative earningpeer tutoringpeer interactionsperceptions of students and teacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto.O presente relatório teve como base o estágio realizado numa sala do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa instituição privada. Neste contexto foi implementado um trabalho regular de tutoria entre pares, para dar resposta às dificuldades e falta de tempo que as crianças mostravam ter para finalizar os trabalhos que lhes eram pedidos. Deste modo, foi realizada uma investigação que explorou as interações entre pares ocorridas em momentos de tutoria, implementados na sala, e tentou ainda compreender a perceção da turma e da professora titular sobre esta forma de trabalho. Assim sendo, a temática principal deste relatório consistiu na tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e colaborativa, onde dois alunos trabalham em conjunto. De forma a descrever as interações entre pares e a perceção das entidades envolvidas, foi utilizada uma investigação de metodologia qualitativa, recorrendo, como os principais instrumentos de recolha de dados, a entrevistas semiestruturadas e a grelhas de observação. A análise e interpretação dos dados obtidos permitiram identificar duas principais vantagens que os alunos e a professora reconheceram nesta forma de trabalhar e verificaram também a existência de alguns aspetos que influenciam a interação entre pares. Esta investigação promoveu um maior conhecimento sobre a estratégia de tutoria entre pares, como uma forma de aprendizagem ativa e cooperativa. Por via da sua implementação foi possível compreender melhor as vantagens e obstáculos envolvidos neste processoThe present report was based on the internship conducted in a 1st-grade classroom, from the 1st cycle of basic education, in a private institution. In this context, a regular peer tutoring program was implemented to address the difficulties and lack of time that the children showed to have in finishing the work they were asked to do. Thus, an investigation was conducted to explore the interactions between peers during peer tutoring moments, implemented in the classroom, and to understand the perception of the class and the head teacher about this form of work. Therefore, the main theme of this report was peer tutoring as a form of active and collaborative learning, where two students work together. In order to describe peer interactions and the perception of the entities involved, it was applied a qualitative research methodology, using semi-structured interviews and observation grids as the main data collection tools. The analysis and interpretation of the data obtained allowed us to identify two main advantages, which the students and the teacher recognized in this way of working and allowed us to verify the existence of some aspects that influence the interaction between peers. This research promoted a deeper knowledge about the peer tutoring strategy, as a form of active and cooperative learning. Through its implementation it was possible to gain a better understanding of the advantages and obstacles involved in this process.Montiel, António LuísRepositório do ISPAAtaíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo2022-09-29T13:07:20Z2022-07-182022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8801TID:203054873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-30T02:20:02Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:30.983565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
title |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
spellingShingle |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo 1ª Ciclo do Ensino Básico aprendizagem ativa e cooperativa tutorias entre pares interações entre Pares perceções dos alunos e professora primary school active and cooperative earning peer tutoring peer interactions perceptions of students and teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
title_full |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
title_fullStr |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
title_full_unstemmed |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
title_sort |
Implementação de um programa de tutoria entre pares com alunos do 1º ano do 1.º CEB . análise das interações e perceção dos benefícios |
author |
Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo |
author_facet |
Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Montiel, António Luís Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataíde, Maria Cristina Pinheiro de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
1ª Ciclo do Ensino Básico aprendizagem ativa e cooperativa tutorias entre pares interações entre Pares perceções dos alunos e professora primary school active and cooperative earning peer tutoring peer interactions perceptions of students and teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
1ª Ciclo do Ensino Básico aprendizagem ativa e cooperativa tutorias entre pares interações entre Pares perceções dos alunos e professora primary school active and cooperative earning peer tutoring peer interactions perceptions of students and teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituo Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n. º11548/2020, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 153, de 7 de Agosto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29T13:07:20Z 2022-07-18 2022-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8801 TID:203054873 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8801 |
identifier_str_mv |
TID:203054873 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130561926660096 |