Os Exames Nacionais de geografia de 2019 e a sua capacidade de avaliar o pensamento espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abay, Cristiana Martinha Maia Oliveira Fonseca Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75704
Resumo: Sendo o desenvolvimento do pensamento espacial (spatial thinking) um dos objetivos primordiais da Educação Geográfica, importa analisar como os exames nacionais de Geografia em Portugal são capazes de avaliar este objetivo central da Educação Geográfica. Analisamos todas as questões dos três exames de Geografia do ano de 2019 e classificamos essas questões usando a taxonomia Spatial Thinking de Jo e Bednarz (2009). Chegamos à conclusão que nos exames de Geografia de 2019 a maioria as questões avaliam o pensamento espacial num nível muito baixo. As questões que exigem um pensamento espacial de nível médio são praticamente nulas e existem poucas questões que avaliam o spatial thinking no nível mais elevado da taxonomia. Deste modo, os resultados da nossa pesquisa estão na mesma linha dos resultados de outros autores que defendem que os exames nacionais de Geografia de ensino secundário têm que ser repensados bem como o currículo deste nível de ensino no que diz respeito à disciplina de Geografia A.
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