Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9553
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_0bc6b3f51bfb2e900bffd873d3ef4a76
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do AlandroalMarketingPlano de marketingProdutora de vinhosConsumoPLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, LdaPortugalMarketing planWine producerConsumptionTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Portugal reúne condições edafo-climáticas (clima e solo) para a produção de vinhos com características e qualidades únicas reconhecidas mundialmente. Os vinhos por cá produzidos variam consoante as regiões e as castas. Existe uma imensa diversidade de castas genuinamente portuguesas. O vinho sempre teve um papel preponderante na economia portuguesa, as primeiras transações foram na primeira dinastia no reinado de D. Fernando. A região do Douro foi a primeira região demarcada por Sebastião José de Carvalho e Melo, também conhecido por Marquês de Pombal em 1756. Esta indústria é marcada pela forte concorrência, é um mercado repleto de marcas, é também caracterizado pelo pouco know-how em Marketing das empresas em geral. Este trabalho de projeto pretende analisar o estado PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal no mercado nacional. Esta microempresa de carácter familiar, produtora de vinhos alentejanos, necessita de um novo rumo e encontrar novas soluções que possam revitalizar a marca. Para tal, este plano acumula uma revisão de literatura sobre os conceitos chave, reúne uma análise ao meio envolvente sobre a produção e consumo. Além disso, foi realizado um trabalho de recolha de informação através questionários aos consumidores deste tipo de produto, que permitiu assim suportar as estratégias tomadas para alavancar a marca e aumentar a sua notoriedade em Portugal.ABSTRACT: Portugal gathers both weather and soil conditions for wine production and these are worldwide recognized for its characteristics and qualities. A Portuguese wine varies according to region and grape variety and there is a wide range of genuinely Portuguese wine grapes. Wine has always had a preponderant role in Portuguese economy, the first transactions being made on the first dynasty during D.Fernando’s reign. Douro region was the first to be classified by Sebastião José de Carvalho e Melo, popularly known as Marquis of Pombal, in 1756. Due to the array of brands in the market, this industry is marked by strong competition. Another feature of this market is the lack of Marketing know-how of wine companies in general. This work project intends to analyze the situation of PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal, in the national market. This small family business, produces wine from Alentejo (a Portuguese region in the South), needs to find a new path and solutions to bring its brand back to life. To do so, this plan puts together a literature review of key concepts and an analysis to the surrounding environment of the production and consumption. In addition to this, through questionnaires handled to wine consumers, i have gathered enough information to support new strategies suggested to leverage the brand and increase its notoriety in Portugal.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialRosário, João Carlos Vinagre Ferreira doRCIPLAmaral, Paulo de Spínola Barreto Soares2019-02-21T10:57:27Z2018-12-202018-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9553TID:202131432porAmaral, P.S.B.S. (2018). Plano de marketing : PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:06.422807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
title Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
spellingShingle Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares
Marketing
Plano de marketing
Produtora de vinhos
Consumo
PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda
Portugal
Marketing plan
Wine producer
Consumption
title_short Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
title_full Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
title_fullStr Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
title_full_unstemmed Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
title_sort Plano de marketing: PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal
author Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares
author_facet Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, João Carlos Vinagre Ferreira do
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Paulo de Spínola Barreto Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Plano de marketing
Produtora de vinhos
Consumo
PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda
Portugal
Marketing plan
Wine producer
Consumption
topic Marketing
Plano de marketing
Produtora de vinhos
Consumo
PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda
Portugal
Marketing plan
Wine producer
Consumption
description Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
2018-12-20T00:00:00Z
2019-02-21T10:57:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9553
TID:202131432
url http://hdl.handle.net/10400.21/9553
identifier_str_mv TID:202131432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Amaral, P.S.B.S. (2018). Plano de marketing : PLC - Companhia de Vinhos do Alandroal. Trabalho de projeto do mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817554346774102016