O impacto do realtime marketing no engagement da marca Control no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Ana Rita Branco
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37244
Resumo: Numa altura em que as redes sociais têm uma presença relevante no mundo e consequentemente, no mundo empresarial, o desafio assenta em tirar o melhor partido delas. O Marketing Digital tem vindo a oferecer novas estratégias e ferramentas que permitem às marcas aumentar a sua pegada digital e construir uma comunidade online fiel, mas é o Real Time Marketing, uma estratégia onde o Marketing é feito em tempo real e os conteúdos se relacionam com assuntos de momento, que ganha destaque enquanto uma das estratégias que procura melhorar a relação entre marca-seguidores. Ao alinhar as mensagens com acontecimentos da atualidade e assuntos virais do momento, as marcas encontram uma oportunidade para comunicar e criar uma conexão significativa com o seu target, sendo a Control uma marca relevante da estratégia de Real Time Marketing e por isso escolhida para caso de estudo. Nesse sentido, a presente dissertação procurou compreender de que forma é que o Real Time Marketing aumenta o engagment da Control no Instagram sendo que, após uma revisão da literatura existente sobre a evolução do Marketing até ao Real Time Marketing, sobre o panorama atual das redes sociais e do seu aproveitamento por parte de marcas e consumidores, foi feita uma investigação para se poder validar as hipóteses que a orientavam. Para esse feito, foi realizada uma análise de conteúdo às publicações da Control onde se compararam estatísticas e reações das que resultaram de Real Time Marketing e das que não usam esta estratégia. Foram também realizadas duas entrevistas, uma à Diretora de Marketing da Control e outra ao Head of Digital da agência criativa da marca, e, seguidamente, aplicado um inquérito por questionário aos seus seguidores para conhecer as suas perceções relativamente ao Real Time Marketing. Com base nos resultados apurados perante os exemplos escolhidos, foi possível concluir que o Real Time Marketing aumenta o engagement da Control no Instagram, sendo que os seguidores valorizam mais e interagem mais aquando da publicação deste tipo de conteúdos, do que com outros. Ainda assim, a hipótese que defendia a ideia de que o Real Time Marketing atrai novos consumidores para a marca não se verificou, abrindo assim uma possibilidade de investigação para o futuro.
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Ao alinhar as mensagens com acontecimentos da atualidade e assuntos virais do momento, as marcas encontram uma oportunidade para comunicar e criar uma conexão significativa com o seu target, sendo a Control uma marca relevante da estratégia de Real Time Marketing e por isso escolhida para caso de estudo. Nesse sentido, a presente dissertação procurou compreender de que forma é que o Real Time Marketing aumenta o engagment da Control no Instagram sendo que, após uma revisão da literatura existente sobre a evolução do Marketing até ao Real Time Marketing, sobre o panorama atual das redes sociais e do seu aproveitamento por parte de marcas e consumidores, foi feita uma investigação para se poder validar as hipóteses que a orientavam. Para esse feito, foi realizada uma análise de conteúdo às publicações da Control onde se compararam estatísticas e reações das que resultaram de Real Time Marketing e das que não usam esta estratégia. Foram também realizadas duas entrevistas, uma à Diretora de Marketing da Control e outra ao Head of Digital da agência criativa da marca, e, seguidamente, aplicado um inquérito por questionário aos seus seguidores para conhecer as suas perceções relativamente ao Real Time Marketing. Com base nos resultados apurados perante os exemplos escolhidos, foi possível concluir que o Real Time Marketing aumenta o engagement da Control no Instagram, sendo que os seguidores valorizam mais e interagem mais aquando da publicação deste tipo de conteúdos, do que com outros. Ainda assim, a hipótese que defendia a ideia de que o Real Time Marketing atrai novos consumidores para a marca não se verificou, abrindo assim uma possibilidade de investigação para o futuro.At a time when social media have a relevant presence in the world and, consequently, the business world, the challenge is to make the best use of it. Digital Marketing has been offering new strategies and tools that allow brands to increase their digital footprint and build a loyal online community, but it is Real-Time Marketing, a strategy where Marketing is done in real time and the contents are related to current issues, that gain prominence as one of the strategies that seeks to improve the relationship between brandfollowers. By aligning messages with current events and hot-topics, brands find an opportunity to communicate and create a significant connection with their target, with Control being a relevant brand in the Real-Time Marketing universe and therefore chosen as a case study. This dissertation pretends to understand how Real-Time Marketing increases Control's engagement on Instagram and, after a review of the existing literature on the evolution of Marketing to Real-Time Marketing, on the current panorama of social media and its use by brands and consumers, an investigation was carried out to validate the hypotheses that guided it. For this purpose, a content analysis of Control publications was carried out, where statistics and reactions from those resulting from Real-Time Marketing and others were compared. Interviews with the Marketing Director of Control and the Head of Digital of the brand's creative agency were conducted, and then a questionnaire was carried out to their followers to learn about their perceptions of Real-Time Marketing. Applying all methods and based on the examples demonstrated, it was possible to conclude that RealTime Marketing increases Control's engagement on Instagram, and followers value it more and interact more when publishing this type of content than others. Even so, the hypothesis that defended the idea that Real-Time Marketing attracts new consumers to the brand was not verified, thus opening a possibility of investigation for the future.Duarte, António Alexandre de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPaulo, Ana Rita Branco2022-04-04T13:39:46Z2021-12-102021-092021-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37244TID:202938549porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:41Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37244Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:17.438751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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