O impacto da sobrequalificação percebida no compromisso e desempenho percebido: o efeito moderador da personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria João Da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6705
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.
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spelling O impacto da sobrequalificação percebida no compromisso e desempenho percebido: o efeito moderador da personalidadePersonalidadeSobrequalificação percebidaCompromisso organizacional e desempenho percebidoPersonalityPerceived overqualificationOrganizational commitment and perceived performanceDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado realizada ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações.O presente estudo tem como objetivo estudar não só a relação entre a Sobrequalificação Percebida, o Compromisso Organizacional e o Desempenho Percebido, mas também o efeito moderador da Personalidade nessas relações. A amostra é composta por 125 participantes de nacionalidade portuguesa, colaboradores em diferentes empresas, com níveis académicos diferenciados, com idades compreendias entre os 19 e os 61 anos. Para medir as variáveis usaram-se quatro instrumentos: Big-Five Inventory de 10 itens (Rammstedt & John (2007); Sobrequalificação Percebida de 9 itens (Fine & Nevo, 2008); Compromisso Organizacional de 19 itens (Allen & Meyer, 1990) e Desempenho Percebido de 4 itens (Williams & Anderson, 1991). Os resultados obtidos demonstraram que a variável Sobrequalificação Percebida exerce uma influência na variável Compromisso Organizacional, no entanto, não exerce influência na variável Desempenho Percebido. No que diz respeito à moderação, foi possível verificar que a Personalidade não apresenta uma relação entre a Sobrequalificação Percebida e o Compromisso Organizacional, sendo considerada uma variável independente.ABSTRACT: The present study aims to study not only the relationship between the Organizational Commitment, Perceived Overqualification and the Perceived Performance, but also the moderator effect of Personality in these relations. The sample is composed of 125 participants of Portuguese nationality, employees at different companies, with different academic levels, with ages understood between the 19 and 61 years. To measure the variables used four instruments: Big-Five Inventory of 10 items (Rammstedt & John (2007); Perceived Overqualification 9 items (Fine & Nevo, 2008); Organizational commitment of 19 items (Allen & Meyer, 1990) and perceived performance of 4 items (Williams & Anderson, 1991). The obtained results demonstrated that the variable Overqualification Perceived exerts an influence on Organizational Commitment variable, however, exerts influence in the perceived performance. Regarding moderation, it was possible to verify that the person does not show a relationship between the Overqualification Perceived Organizational commitment and, being considered an independent variableAndrade, Luís José NunesRepositório do ISPAMonteiro, Maria João Da Silva2018-11-09T19:25:39Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6705TID:201986914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-19T02:15:53Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:32.947053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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