“PRÍNCIPES QUE VIRAM SAPO NA ESCOLA”
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.16157 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um recorte da pesquisa de mestrado intitulada Crianças anunciadas com queixa escolar: estudo sobre significações e implicações na representação de si, e propõe discutir as significações partilhadas por crianças sobre a queixa escolar e suas implicações identitárias, segundo vinte e seis crianças vinculadas a uma unidade escolar da rede municipal de ensino, localizada na cidade de Cuiabá-MT, Brasil. Para tanto, fundamenta-se no diálogo entre a teoria das representações sociais (Moscovici, 2015) em sua abordagem ontogenética (Duveen & Lloyd, 2008), e a teoria histórico-cultural (Vigotski, 2009). Os pressupostos metodológicos que orientaram o plano de geração de dados inspiraram-se em estudos do tipo etnográfico em educação (André, 1995), com base nos procedimentos de observação participante e entrevistas semiestruturadas delineadas pelo emprego de um roteiro lúdico adequado às particularidades das investigações com crianças. As informações produzidas foram transcritas e analisadas compreensivamente. Os resultados evidenciam a forma pela qual as crianças significam o anúncio da queixa escolar, por meio das representações sociais compartilhadas nos contextos educacionais (família e escola), e revelam aspectos dos impactos dos discursos e práticas pedagógicas, a ele vinculado, nos processos de sua constituição identitária. |
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