Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/79094 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
id |
RCAP_0ca35ae620f4b662776ffb366527265e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79094 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinhoMarketing strategy and digital communication in the social media of the Centre IDEA-UMinhoMarketing digitalComunicação digitalRedes sociaisMarketing de conteúdoDigital marketingDigital communicationSocial mediaContent marketingCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaO presente relatório pretende descrever de forma fundamentada uma intervenção ao nível da comunicação digital, visando o crescimento orgânico sem investimento financeiro. A comunicação digital, proporcionado pelo crescimento da internet e das tecnologias, veio propiciar às organizações uma mudança na visão dos negócios, nas suas estratégias e, principalmente, no modo como estas promovem os seus produtos ou serviços. A estratégia de marketing desenvolveu-se de forma relevante, com a existência da comunicação digital e das redes sociais que permitiram mudanças no marketing de conteúdo. Todas as áreas de negócios adotaram este novo conceito de marketing, até mesmo as instituições de ensino superior (IES) que viram aqui uma oportunidade para criarem relações positivas com o seu público-alvo e para se diferenciarem perante as outras IES. O meu estágio realizou-se no Centro IDEA-UMinho, e enquadra-se numa estratégia de crescimento na área digital, limitada pela falta de recursos humanos para estruturar e executar uma estratégia de marketing e comunicação digital. A minha intervenção na organização centrou-se na criação e publicação de conteúdos de comunicação digital no Facebook e na newsletter, alinhados com a estratégia do IDEA, com o objetivo de aumentar a notoriedade e as interações e promover um crescimento orgânico do IDEA junto dos públicos-alvo. Numa primeira fase realizou-se um diagnóstico estratégico da comunicação do IDEA, baseado no modelo SOSTAC de P.R.Smith. De seguida organizou se a intervenção com base no modelo RACE de Chaffey, tendo-se utilizadas várias ferramentas que possibilitaram a criação de conteúdos e a sua publicação de acordo com procedimentos propostos, e a gestão e a monitorização das redes sociais. Os resultados alcançados permitem afirmar a importância da gestão das redes sociais numa organização, sobretudo quando se pretende obter um crescimento orgânico sem investimento financeiro, e um envolvimento do seu público-alvo, através da criação de relações. Relativamente ao IDEA, os resultados observados foram o repositório de imagem, a criação de procedimentos sistemáticos ao nível do conteúdo e publicações, os resultados de métricas de interações e a criação de uma estratégia de marketing e comunicação digital que permitirá uma coesão na gestão de redes sociais.This report intends to describe in a reasoned way an intervention in terms of digital communication, aiming an organic growth without financial investment. The digital communication, allowed by the growth of the internet and technologies, came to propitiate organizations a change in the way they see their businesses, their strategies and, mainly, in the way they promote their products or services, originating digital marketing. The marketing strategy developed in a relevant way, with the existence of digital communication and social media that let changes in content marketing. All business areas adopt this new marketing concept, even the higher education institutions (HEIs) that saw an opportunity to build positive relationships with their target audience and to differentiate from others HEIs. My internship took place in Centro IDEA-UMinho and is part of a growth strategy in the digital area, limited by the lack of human resources to structure and execute a digital marketing and communication strategy. My intervention on the organization focused on the creation and publication of digital communication content on Facebook and in the newsletter, in line with IDEA’s strategy, with the aimed of increasing awareness and interactions and promoting IDEA’S organic growth among the public targets. In a first phase, a strategic diagnosis of IDEA communication was carried out, based on the P.R. Smith´s SOSTAC model. Then, the intervention was organized based on Chaffey’s RACE model, using various tools that enable the creation of content and its publication according to proposed procedures, and the management and monitoring of social networks. The results achieved allow to affirm the importance of social media management in an organization, specially, in who pretends an organic growth without financial investment, and an involvement of their target audience through relationships. Regarding IDEA, the results observed were the image repository, the creation of systematic procedures in terms of content and publications, the results of interaction metrics and the elaboration of a digital marketing and communication strategy that will allow cohesion in the management of social networks.Silva, JoaquimUniversidade do MinhoCosta, Marta Ribeiro da2022-06-222022-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79094por203028988info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:29ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho Marketing strategy and digital communication in the social media of the Centre IDEA-UMinho |
title |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
spellingShingle |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho Costa, Marta Ribeiro da Marketing digital Comunicação digital Redes sociais Marketing de conteúdo Digital marketing Digital communication Social media Content marketing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
title_full |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
title_fullStr |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
title_full_unstemmed |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
title_sort |
Estratégia de marketing e comunicação digital nas redes sociais do Centro IDEA-UMinho |
author |
Costa, Marta Ribeiro da |
author_facet |
Costa, Marta Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Joaquim Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Marta Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing digital Comunicação digital Redes sociais Marketing de conteúdo Digital marketing Digital communication Social media Content marketing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Marketing digital Comunicação digital Redes sociais Marketing de conteúdo Digital marketing Digital communication Social media Content marketing Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-22 2022-06-22T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/79094 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/79094 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203028988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303701550006272 |