Controlo escalar de velocidade no motor de indução trifásico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi20.3829 |
Resumo: | 1. IntroduçãoPor ser uma máquina robusta e de baixo custo de produção, o motor assíncrono ou de indução é dos mais utilizados na indústria. Uma grande fatia da energia elétrica consumida anualmente em qualquer país desenvolvido deve-se à utilização de motores elétricos. Estima-se que cerca de 70% da energia consumida no setor industrial e cerca de 30% da energia elétrica consumida no setor do comércio e serviços se deva a este tipo de cargas1.No motor de indução, o campo magnético girante produzido no estátor induz f.e.m. nos condutores do rótor. Uma vez que estes estão em curto-circuito, vão circular correntes que, por sua vez, criam o campo magnético do rótor. Este campo do rótor vai interagir com o campo magnético do estátor dando origem a um binário que será aplicado a uma carga mecânica para produzir trabalho. |
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Controlo escalar de velocidade no motor de indução trifásicoMotor assíncronoMotor de induçãoMotor de indução trifásico1. IntroduçãoPor ser uma máquina robusta e de baixo custo de produção, o motor assíncrono ou de indução é dos mais utilizados na indústria. Uma grande fatia da energia elétrica consumida anualmente em qualquer país desenvolvido deve-se à utilização de motores elétricos. Estima-se que cerca de 70% da energia consumida no setor industrial e cerca de 30% da energia elétrica consumida no setor do comércio e serviços se deva a este tipo de cargas1.No motor de indução, o campo magnético girante produzido no estátor induz f.e.m. nos condutores do rótor. Uma vez que estes estão em curto-circuito, vão circular correntes que, por sua vez, criam o campo magnético do rótor. Este campo do rótor vai interagir com o campo magnético do estátor dando origem a um binário que será aplicado a uma carga mecânica para produzir trabalho.Instituto Superior de Engenharia do Porto2021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi20.3829oai:oai.parc.ipp.pt:article/3829Neutro à Terra; No. 20 (2017): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre); 9-22Neutro à Terra; N.º 20 (2017): Revista Técnico-Científica (Segundo Semestre); 9-221647-5496reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/3829https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi20.3829https://parc.ipp.pt/index.php/neutroaterra/article/view/3829/1678Silveira, Alexandre Miguel Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-22T10:29:44Zoai:oai.parc.ipp.pt:article/3829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:57:42.259222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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1. IntroduçãoPor ser uma máquina robusta e de baixo custo de produção, o motor assíncrono ou de indução é dos mais utilizados na indústria. Uma grande fatia da energia elétrica consumida anualmente em qualquer país desenvolvido deve-se à utilização de motores elétricos. Estima-se que cerca de 70% da energia consumida no setor industrial e cerca de 30% da energia elétrica consumida no setor do comércio e serviços se deva a este tipo de cargas1.No motor de indução, o campo magnético girante produzido no estátor induz f.e.m. nos condutores do rótor. Uma vez que estes estão em curto-circuito, vão circular correntes que, por sua vez, criam o campo magnético do rótor. Este campo do rótor vai interagir com o campo magnético do estátor dando origem a um binário que será aplicado a uma carga mecânica para produzir trabalho. |
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