Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florindo, Maria Leonor Cabeçana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30684
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e é resultado de uma investigação-ação centrada na temática da literatura infantil e a sua promoção através da hora do conto. A presente investigação-ação teve como objetivo principal dinamizar a hora do conto e teve como instrumentos de recolha de dados: observação direta; entrevistas; questionários; conversas informais; notas de campo; planificações; reflexões e registos fotográficos, que permitiram dar resposta às questões e objetivos da mesma. A investigação foi realizada com um grupo de crianças de Pré-escolar, de cinco e seis anos de idade, e com um grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico, de oito e nove anos de idade. Concluiu-se que a hora do conto despertou nas crianças mais interesse pela leitura e escrita e proporcionou-lhes um desenvolvimento a nível pessoal e educativo; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Elementary School Education: The story time and the reading promotion Abstract: This internship report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the Elementary School Education and is the result of an action-research centered on the theme of children's literature and its promotion through story time. The present action-research had as main objective to promote the story time and had as instruments of data collection; direct observation; interviews; questionnaires; informal conversations; field notes; plannings; reflections and photographic records, which allowed to answer the questions and objectives of the research. The investigation was carried out with a group of pre-school children, aged five and six years old, and with a group from the Elementary School Education, aged eight and nine years old. It was concluded that the story time awakened in children more interest in reading and writing and provided them with a personal and educational development.
id RCAP_0cc61f1d0e98f3d5c13de8db95b3ff2d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/30684
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leituraEducação Pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoHora do contoLiteratura infantilPromoção da leituraPreschool educationElementary School EducationStory timeChildren's literatureReading promotionO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e é resultado de uma investigação-ação centrada na temática da literatura infantil e a sua promoção através da hora do conto. A presente investigação-ação teve como objetivo principal dinamizar a hora do conto e teve como instrumentos de recolha de dados: observação direta; entrevistas; questionários; conversas informais; notas de campo; planificações; reflexões e registos fotográficos, que permitiram dar resposta às questões e objetivos da mesma. A investigação foi realizada com um grupo de crianças de Pré-escolar, de cinco e seis anos de idade, e com um grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico, de oito e nove anos de idade. Concluiu-se que a hora do conto despertou nas crianças mais interesse pela leitura e escrita e proporcionou-lhes um desenvolvimento a nível pessoal e educativo; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Elementary School Education: The story time and the reading promotion Abstract: This internship report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the Elementary School Education and is the result of an action-research centered on the theme of children's literature and its promotion through story time. The present action-research had as main objective to promote the story time and had as instruments of data collection; direct observation; interviews; questionnaires; informal conversations; field notes; plannings; reflections and photographic records, which allowed to answer the questions and objectives of the research. The investigation was carried out with a group of pre-school children, aged five and six years old, and with a group from the Elementary School Education, aged eight and nine years old. It was concluded that the story time awakened in children more interest in reading and writing and provided them with a personal and educational development.Universidade de Évora2022-01-10T15:51:14Z2022-01-102021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/30684http://hdl.handle.net/10174/30684TID:202833305porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoleonor_florindo@hotmail.com229Florindo, Maria Leonor Cabeçanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:29:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:09.830823Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
Florindo, Maria Leonor Cabeçana
Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Hora do conto
Literatura infantil
Promoção da leitura
Preschool education
Elementary School Education
Story time
Children's literature
Reading promotion
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º CEB: a hora do conto e a promoção da leitura
author Florindo, Maria Leonor Cabeçana
author_facet Florindo, Maria Leonor Cabeçana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Florindo, Maria Leonor Cabeçana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Hora do conto
Literatura infantil
Promoção da leitura
Preschool education
Elementary School Education
Story time
Children's literature
Reading promotion
topic Educação Pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Hora do conto
Literatura infantil
Promoção da leitura
Preschool education
Elementary School Education
Story time
Children's literature
Reading promotion
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e é resultado de uma investigação-ação centrada na temática da literatura infantil e a sua promoção através da hora do conto. A presente investigação-ação teve como objetivo principal dinamizar a hora do conto e teve como instrumentos de recolha de dados: observação direta; entrevistas; questionários; conversas informais; notas de campo; planificações; reflexões e registos fotográficos, que permitiram dar resposta às questões e objetivos da mesma. A investigação foi realizada com um grupo de crianças de Pré-escolar, de cinco e seis anos de idade, e com um grupo de 1º Ciclo do Ensino Básico, de oito e nove anos de idade. Concluiu-se que a hora do conto despertou nas crianças mais interesse pela leitura e escrita e proporcionou-lhes um desenvolvimento a nível pessoal e educativo; Report of Supervised Teaching Practice in Pre-school Education and Elementary School Education: The story time and the reading promotion Abstract: This internship report was prepared within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the Elementary School Education and is the result of an action-research centered on the theme of children's literature and its promotion through story time. The present action-research had as main objective to promote the story time and had as instruments of data collection; direct observation; interviews; questionnaires; informal conversations; field notes; plannings; reflections and photographic records, which allowed to answer the questions and objectives of the research. The investigation was carried out with a group of pre-school children, aged five and six years old, and with a group from the Elementary School Education, aged eight and nine years old. It was concluded that the story time awakened in children more interest in reading and writing and provided them with a personal and educational development.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T00:00:00Z
2022-01-10T15:51:14Z
2022-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/30684
http://hdl.handle.net/10174/30684
TID:202833305
url http://hdl.handle.net/10174/30684
identifier_str_mv TID:202833305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
leonor_florindo@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136683199823872