Integração e percurso profissional dos licenciados em Sociologia pela Universidade de Évora: anos de 1993 a 1998

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Manuela Correia Dias Mateus dos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15196
Resumo: A entrada no mercado de emprego constitui uma das etapas mais importantes na transição da vida escolar para a adulta, na medida em que ela representa a emancipação financeira do jovem face à família e, principalmente, a aquisição de um estatuto profissional socialmente reconhecido. Assim sendo, a obtenção de emprego constitui um acontecimento de elevado valor e reconhecimento, especialmente numa conjuntura económica caracterizada pela pressão do desemprego e de outras formas de vulnerabilidade das relações laborais. Perante a falta de uniformidade e estabilidade do processo de inserção profissional e da dinâmica do mercado de emprego dos jovens na actualidade, seria lícito questionar a existência de uma estreita correlação positiva entre capacidade para obtenção de emprego qualificado e nível de escolaridade superior. A investigação aqui sumariada visa a análise da integração dos licenciados em Sociologia da Universidade de Évora, no mercado de trabalho e dos respectivos percursos profissionais. Numa primeira fase de realização do presente trabalho, a análise documental e estudo bibliográfico efectuados permitiram operacionalizar conceitos e estruturar e contextualizar pormenorizadamente as questões relativas à integração e percurso profissional no mercado de trabalho. Numa segunda fase, foram realizadas entrevistas aos antigos e actual Presidentes do Conselho do Departamento de Sociologia da Universidade de Évora, bem como a ex-alunos do Curso, com o objectivo de melhor caracterizar o objecto de estudo e a natureza do inquérito a aplicar. Na sequência, foram enviados os inquéritos produzidos aos 105 licenciados em Sociologia entre 1993 e 1998. Responderam aos inquéritos enviados 85 licenciados (81 %). /***Abstract -The entrance in the job market represent one of the most important stages in the transition to the adult life, representing a financial emancipation from the family and, mostly, the acquisition of a professional, statute socially recognized. Thus, nowadays, getting a professional job is a crucial step in the young people's life which is faced as a very special achievement, because the situation of economic depression, as the one we face nowadays, has a very high impact on the unemployment and other forms of vulnerability in the job market. For most of the young people, the process of professional insertion and the job market dynamics have not been stable or uniform, raising doubts about the existence of a clear positive correlation between the capacity of the youth to get a qualified job and its, higher education degree. This, work was to analyze the integration in the job market and their professional development and evolution. It was also planned to know about their main difficulties during the process of transition from the university to the job market and even during their professional life. First, based mainly in documental analysis, and bibliographic study, we have developed concepts and structured and contextualized the integration and. professional trajectory in the job market. Secondly, we have interviewed all the former, and the actual Heads of the Department of Sociology and some of the former students of the University of Évora. The main objective of these interviews was to more precisely characterize the object of the study and the format of the inquiring. Accordingly, we have sent inquiries to 105 students, graduated in sociology from 1993 to 1998. Out of 105 students 85 (81%) answered the questionnaire.
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