Escrever para aprender através dos textos literários e não literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Susana Raquel da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/41260
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_0d642d2b1382c8ebd0736a0f53034ae8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41260
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever para aprender através dos textos literários e não literáriosWriting as a way to learn through literary and non-literary textsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoEste documento relata um projeto de investigação-ação desenvolvido numa turma do 3.º ano de escolaridade, cujo objetivo foi o de promover o desenvolvimento de competências nos domínios da escrita de textos como processo/instrumento essencial de construção do saber em contextos de aprendizagem situada e colaborativa. Para além deste objetivo pedagógico, o desenvolvimento deste projeto serviu objetivos investigativos, nomeadamente i) analisar se a aprendizagem situada e contextualizada através dos textos literários e não literários melhora a motivação dos alunos para o processo de escrita. A intervenção pedagógica consistiu na realização de atividades de escrita inseridas no trabalho de projeto intitulado “À Descoberta dos Romanos”, bem como relacionadas com os conteúdos programáticos para o 3.º ano de escolaridade. Neste processo promovi o ensino e a aprendizagem da planificação, textualização e revisão de textos, assim como das características e estrutura de diferentes tipos de textos. De forma a avaliar o impacto da intervenção pedagógica, foram recolhidos dados através do diálogo, da observação do trabalho das crianças, das reflexões das observações e das atividades desenvolvidas, da análise dos textos escritos, bem como através do registo e análise de fotografias/filmagens e da realização de autoavaliações sobre as aprendizagens construídas. Os resultados obtidos mostraram que as crianças aprenderam através de um ensino situado, explícito e transformado, sendo o trabalho colaborativo entre os alunos importante para desenvolver a autonomia e construir o conhecimento sobre os processos de escrita de textos. Ainda revelaram que através de atividades ativas e significativas é possível motivar os alunos para a escrita de textos, em que se vão apercebendo gradualmente da importância e da funcionalidade da escrita no nosso quotidiano. Com efeito, através da realização deste projeto também compreendi, aperfeiçoei e avaliei as minhas práticas pedagógicas na área em estudo, permitindo, deste modo, o desenvolvimento de competências profissionais.This document reports a research-action project developed in a 3rd grade class, whose aim was to promote the development of competences in written texts as a process/tool essential to the construction of knowledge regarding a located and collaborative learning experience. In addition to this pedagogical objective, the development of this project served investigative goals, namely i) whether the located and contextualized learning experience through literary and non-literary texts improves student motivation for the writing process. The pedagogic intervention consisted in performing writing activities included in the work project entitled “Discovering the Romans”, and they were also related to the programmatic contents of the 3rd grade. In this process I promoted education, planning the learning experience, text conception and text reviews, as well as the characteristic and structure of the different types of texts. In order to evaluate the impact of this pedagogic intervention, data was collected through dialogue, by observing the children’s work, reflecting about the observations and the developed activities, analysing photos/footage and performing self-evaluation concerning the learning experience. The results revealed that the children learnt through a located, explicit and transformed education, by a collaborated work between students, in order to develop autonomy and to build knowledge using the process of writing. They also revealed that by using active and significate activities it is possible to motivate students to write texts, and they gradually learn about the importance and functionality of writing in our everyday life. Therefore, by working on this project I also learnt, perfected and evaluated my pedagogic skills in my area of study, permitting, thus, the development of professional competences.Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoOliveira, Susana Raquel da Silva20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/41260por201514605info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/41260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:50.750566Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
Writing as a way to learn through literary and non-literary texts
title Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
spellingShingle Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
Oliveira, Susana Raquel da Silva
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
title_full Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
title_fullStr Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
title_full_unstemmed Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
title_sort Escrever para aprender através dos textos literários e não literários
author Oliveira, Susana Raquel da Silva
author_facet Oliveira, Susana Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Susana Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/41260
url http://hdl.handle.net/1822/41260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132659306201088