Internationalisation strategies : a sector analysis of the pharmaceutical industry
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/16516 |
Resumo: | Mestrado em Economia Internacional e Estudos Europeus |
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Internationalisation strategies : a sector analysis of the pharmaceutical industryIndústria farmacêuticaestratégias de internacionalizaçãogestão de negócios internacionalPharmaceutical industryinternationalisation strategyinternational business administrationMestrado em Economia Internacional e Estudos EuropeusA realização deste trabalho teve como intuito explicar o processo de internacionalização das empresas do sector da indústria farmacêutica. Para isso, foi feita, primeiramente, uma revisão extensiva da literatura sobre as estratégias de internacionalização. Com base nesta pesquisa, definiram-se as questões de investigação e hipóteses, que foram, posteriormente, testadas através da realização de um questionário. A análise focou-se nos diferentes comportamentos observados e nas razões apontadas pelas empresas para tomarem as decisões relacionadas com a internacionalização. As principais conclusões foram: - As empresas seguem modos de entrada (modelos de negócio) diferentes para diferentes países ou regiões. - Entre as principais teorias de internacionalização, o paradigma de OLI parece ser o que melhor reflete o processo de internacionalização da indústria farmacêutica. - Na decisão para onde internacionalizar, as empresas tendem a optar por mercados onde já tenham redes de contactos estabelecidos. - Durante a última crise financeira internacional (2008 - 2013) as empresas tomaram decisões de internacionalizar ou aumentar o grau de internacionalização.The purpose of this research is to develop a greater understanding of the internationalisation strategies followed by the companies operating in the pharmaceutical sector. This study reviewed and applied a range of relevant literature that was used to develop the research questions and hypotheses that were then empirically tested by the analysis of a questionnaire made to pharmaceutical companies. The analysis focused on the different behaviours and drivers of the companies in their internationalisation strategies. And the main results are: - Companies follow distinct entry mode for different countries and regions. - Among the traditional theories, the OLI paradigm is the model that better explains the internationalisation of the pharmaceutical companies. - On their decision of where to internationalise the companies tend to go to markets where they have established networks. - During the last financial crisis (2008 ? 2013) the companies took the decision to internationalise or increase the degree of internationalisation.Instituto Superior de Economia e GestãoSilva, Joaquim RamosRepositório da Universidade de LisboaRibeiro, João Manuel Gonçalves2018-12-18T14:12:07Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/16516porRibeiro, João Manuel Gonçalves (2018). "Internationalisation strategies : a sector analysis of the pharmaceutical industry". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:46:19Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/16516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:54.517843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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