A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/10196 |
Resumo: | Produção científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02. |
id |
RCAP_0de3c7f12ee949f612307ff2988acafd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10196 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docentePrograma Wikipédia na EducaçãoEducação e formação abertaTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)Formação de professoresWikipedia in Education ProgramOpen education and trainingInformation and Communication Technologies (ICT)Teacher trainingProdução científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02.Com o advento da web 2.0, emergiram ferramentas e tecnologias que possibilitaram o trabalho colaborativo e a concretização da inteligência coletiva. Um desses recursos são os wikis, sendo a Wikipédia um exemplo paradigmático. De facto, esta enciclopédia é sustentada pelo trabalho de um conjunto de voluntários que preconizam a referida inteligência coletiva. Considerando o seu potencial, simultaneamente como prática e recurso educacional aberto, temos vindo a defender a sua utilização na prática docente, em diferentes espaços, modalidades e níveis educativos. Assim, este texto tem por objetivos apresentar exemplos dessa utilização na formação de docentes, da educação básica à educação superior, e contribuir para o debate em torno das competências digitais e múltiplas literacias, numa reflexão ancorada na educação aberta e nos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Acreditamos poder ainda contribuir para o desenvolvimento de bens públicos comuns, no pressuposto contemporâneo de mudança e inovação educativa.With the advent of the web 2.0, tools and technologies emerged enabling collaborative work and the epitome of the collective intelligence. One of these resources are wikis, namely Wikipedia. In fact, this encyclopedia is supported by the work of volunteers who advocate that collective intelligence. In this context, important challenges arise, namely in the field of training, ethics, humanity and social responsibility. Considering its potential, we have been defending its use in teaching practices, in different educational spaces, modalities and levels of schooling and learning. Thus, this text aims to present examples of this use in teacher training, and to contribute to the debate around digital competences and multiple literacies, including information literacy, in a reflection anchored in open education and the United Nations' sustainable development goals. We therefore believe we can contribute to the development of common public goods, based on the contemporary assumption of educational change and innovation.Revista Tempos e Espaços em EducaçãoRepositório AbertoCardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, Filomena2020-11-23T09:47:03Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/10196porCardoso, T., & Pestana, F. (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-16.2358-1425https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:32Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/10196Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:50.214289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
title |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
spellingShingle |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Programa Wikipédia na Educação Educação e formação aberta Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Formação de professores Wikipedia in Education Program Open education and training Information and Communication Technologies (ICT) Teacher training |
title_short |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
title_full |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
title_fullStr |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
title_full_unstemmed |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
title_sort |
A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente |
author |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_facet |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
author_role |
author |
author2 |
Pestana, Filomena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro Pestana, Filomena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Wikipédia na Educação Educação e formação aberta Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Formação de professores Wikipedia in Education Program Open education and training Information and Communication Technologies (ICT) Teacher training |
topic |
Programa Wikipédia na Educação Educação e formação aberta Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) Formação de professores Wikipedia in Education Program Open education and training Information and Communication Technologies (ICT) Teacher training |
description |
Produção científica Integrada na investigação do doutoramento em educação, especialidade de educação a distância e Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372/FCT Laboratório de Educação a Distância e Elearning, Universidade Aberta - Referência: UID4372/FCT-FA-PPhD2019-02. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-23T09:47:03Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/10196 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/10196 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, T., & Pestana, F. (2020). A Wikipédia como prática e recurso educacional aberto na formação docente. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1-16. 2358-1425 https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135084884787200 |