Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gravina, Aline
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fernandes-Svartman, Flaviane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/25889
Resumo: O objetivo deste artigo é a análise das estratégias prosódicas de desambiguação de sentenças em português brasileiro (PB), em contexto de ambiguidade sintática e choque acentual. Nossa hipótese é a de que a desambiguação dessas sentenças se dê através de diferentes estratégias prosódicas de desfazimento do choque acentual. Para testar essa hipótese, foram realizados experimentos de produção e de percepção com falantes do PB. Os resultados obtidos foram analisados à luz da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986) e, em termos entoacionais, à luz da Fonologia Entoacional (PIERREHUMBERT, 1980; LADD, 1996, 2008). Nossos resultados revelam que: (i) quando o desfazimento do choque de acentos se dá por retração acentual, há pistas da formação de um único sintagma fonológico e a interpretação é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere à imediatamente precedente; (ii) quando o desfazimento do choque se dá pela inserção de pausas e/ou pela atribuição de um acento tonal a cada palavra envolvida no choque, há pistas da formação de dois sintagmas fonológicos e a interpretação obtida é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere não à imediatamente precedente, mas à outra da sentença.
id RCAP_0e2522ae04e692b6df7ff83dabdcb7f9
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/25889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiroPortuguês brasileiroInterface sintaxe-fonologiaProsódiaChoque de acentosO objetivo deste artigo é a análise das estratégias prosódicas de desambiguação de sentenças em português brasileiro (PB), em contexto de ambiguidade sintática e choque acentual. Nossa hipótese é a de que a desambiguação dessas sentenças se dê através de diferentes estratégias prosódicas de desfazimento do choque acentual. Para testar essa hipótese, foram realizados experimentos de produção e de percepção com falantes do PB. Os resultados obtidos foram analisados à luz da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986) e, em termos entoacionais, à luz da Fonologia Entoacional (PIERREHUMBERT, 1980; LADD, 1996, 2008). Nossos resultados revelam que: (i) quando o desfazimento do choque de acentos se dá por retração acentual, há pistas da formação de um único sintagma fonológico e a interpretação é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere à imediatamente precedente; (ii) quando o desfazimento do choque se dá pela inserção de pausas e/ou pela atribuição de um acento tonal a cada palavra envolvida no choque, há pistas da formação de dois sintagmas fonológicos e a interpretação obtida é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere não à imediatamente precedente, mas à outra da sentença.Repositório da Universidade de LisboaGravina, AlineFernandes-Svartman, Flaviane2017-01-16T10:24:18Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/25889porGravina, Aline & Flaviane Fernandes-Svartman (2013). Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro. Alfa: Revista de Linguística, 57(2): 639-668.1981-5794info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/25889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:37.589234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
title Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
spellingShingle Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
Gravina, Aline
Português brasileiro
Interface sintaxe-fonologia
Prosódia
Choque de acentos
title_short Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
title_full Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
title_fullStr Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
title_full_unstemmed Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
title_sort Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro
author Gravina, Aline
author_facet Gravina, Aline
Fernandes-Svartman, Flaviane
author_role author
author2 Fernandes-Svartman, Flaviane
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gravina, Aline
Fernandes-Svartman, Flaviane
dc.subject.por.fl_str_mv Português brasileiro
Interface sintaxe-fonologia
Prosódia
Choque de acentos
topic Português brasileiro
Interface sintaxe-fonologia
Prosódia
Choque de acentos
description O objetivo deste artigo é a análise das estratégias prosódicas de desambiguação de sentenças em português brasileiro (PB), em contexto de ambiguidade sintática e choque acentual. Nossa hipótese é a de que a desambiguação dessas sentenças se dê através de diferentes estratégias prosódicas de desfazimento do choque acentual. Para testar essa hipótese, foram realizados experimentos de produção e de percepção com falantes do PB. Os resultados obtidos foram analisados à luz da Fonologia Prosódica (NESPOR; VOGEL, 1986) e, em termos entoacionais, à luz da Fonologia Entoacional (PIERREHUMBERT, 1980; LADD, 1996, 2008). Nossos resultados revelam que: (i) quando o desfazimento do choque de acentos se dá por retração acentual, há pistas da formação de um único sintagma fonológico e a interpretação é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere à imediatamente precedente; (ii) quando o desfazimento do choque se dá pela inserção de pausas e/ou pela atribuição de um acento tonal a cada palavra envolvida no choque, há pistas da formação de dois sintagmas fonológicos e a interpretação obtida é a de que a segunda palavra envolvida no choque se refere não à imediatamente precedente, mas à outra da sentença.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-01-16T10:24:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/25889
url http://hdl.handle.net/10451/25889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gravina, Aline & Flaviane Fernandes-Svartman (2013). Interface sintaxe-fonologia: desambiguação pela estrutura prosódica no português brasileiro. Alfa: Revista de Linguística, 57(2): 639-668.
1981-5794
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134342312624128