Impacto dos KPI no sucesso do lançamento de novos projetos numa empresa da indústria automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/20178 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
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Impacto dos KPI no sucesso do lançamento de novos projetos numa empresa da indústria automóvelKPIIndicadores de PerformanceGestão de ProjetosIndústria automóvelProjetoPerformance indicatorsProject Managementautomotive industryProjectMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialPara as empresas superarem os desafios de competitividade inerentes à sua indústria, têm de continuadamente inovar, desenvolver novos produtos e otimizar processos. Com o aumento da complexidade dos produtos e da inovação foi desenvolvida a Gestão de Projetos para melhorar a implementação de novos produtos e tornar mais fácil a gestão da sua complexidade. Mas, para este processo ser mais eficiente, é necessário um sistema de controlo de desempenho que inclua Key Performance Indicators (KPI). Recorrendo a um trabalho de projeto numa empresa da indústria automóvel, este trabalho teve como objetivo criar um modelo de KPI para o lançamento de projetos, que fosse ajustado à organização e que melhorasse o desempenho desta atividade. Este estudo mostra-se pertinente por dois aspetos, primeiro, pela criação e implementação de um modelo de KPI a um projeto e, segundo, pela comparação que é conseguida entre um projeto que tenha tido suporte de KPI e outro que não tenha tido. Com a aplicação deste modelo, concluiu-se que os KPI nesta empresa permitiram atingir resultados muito positivos nas variáveis controladas, nomeadamente permitindo reduzir em mais de 80% o número médio de dias de atraso e reduzir de 60% para 31% o número de tarefas em atraso. Adicionalmente proporcionaram a sua utilização como uma ferramenta eficaz de melhoria continua, através da identificação de restrições no sistema e criação de um histórico de duração de tarefas com vista a uma maior eficiência.For the companies to face the competition challenges that are bound to this industry, they have to continuously innovate, develop new products and optimize processes. With higher levels of complexity of products and innovation, Project Management was developed to improve the implementation of new products and to reduce the complexity by managing correctly. But, for this process to be more efficient, it is necessary a system of performance control that includes Key Performance Indicators (KPI). Based on a Project study in an automotive company, this Thesis had the goal of creating a KPI model for the project launch that was customized to the organization so that it could improve the performance of this activity. This study is relevant for two reasons, first, due to the creation and implementation of a KPI model to a new Project and, second, because of the comparison that was possible between a Project with KPI and a Project without KPI. With the application of this model, can be concluded that the KPI model in this company achieved really positive results in the controlled variables, such as allowing to reduce the average number of days of delay by 80% and reduce the number of delayed tasks from 60% to 31%. Additionally provided the company to use these tools as an effective continuous improvement tools, trough the identification of restrictions on the system and the creation of a history of duration of tasks to allow the company to be more efficient.Instituto Superior de Economia e GestãoLourenço, SofiaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Ricardo José Silva Oliveira Costa2021-01-10T01:30:24Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20178porPereira, Ricardo José Silva Oliveira Costa (2019). "Impacto dos KPI no sucesso do lançamento de novos projetos numa empresa da indústria automóvel". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:38Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:58.467499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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