O processo de escolarização de crianças autistas no ensino regular. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Núbia Pereira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9899
Resumo: Esta pesquisa trata de analisar o contributo do ensino regular no processo de educação para a inclusão de crianças autistas, através de um estudo de caso. Realizamos a pesquisa em duas escolas da cidade de Tucuruí (PA), sendo uma de educação infantil e a outra de educação fundamental I. Foi utilizada a metodologia qualitativa, no formato de estudo de caso. Aplicamos entrevistas semiestruturadas a 13 participantes (2 gestoras, 8 professoras e 3 encarregadas de educação). As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente transcritas e validadas pelas participantes. Este estudo permitiu concluir que os principais problemas com que a escola se tem deparado, segundo a perceção das gestoras, são a qualidade da participação da família e a falta de qualificação de alguns profissionais para trabalharem com as crianças autistas. As professoras divergem em relação às dificuldades que encontram no trabalho com os autistas, mas são unânimes em considerar que a qualidade das infraestruturas e de alguns materiais trás constrangimentos para o serviço. As encarregadas de educação consideram que o processo de escolarização parece ser prejudicado pela falta de recursos e por alguma falta de formação dos professores, e consideram ainda que o processo de inclusão parece estar comprometido pelo facto dos alunos só socializarem com os colegas do ensino regular. Além destas três conclusões, parece-nos poder concluir também que nas escolas é sentida a necessidade do apoio de equipas multidisciplinares, que facilitem o processo de escolarização e de desenvolvimento dos autistas e, consequentemente, o processo de inclusão das crianças autistas.
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