Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serrazina, Maria De Lurdes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15233
Resumo: Esta comunicação tem por base uma experiência de formação realizada no âmbito do projeto REASON, que tinha como objetivo o desenvolvimento do conhecimento de professores do 1.º e 2.º CEB sobre processos de raciocínio matemático. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter interpretativo focado no processo de generalizar. Os dados foram recolhidos através da gravação das sessões de formação e de notas de campo das formadoras e incidiram sobre a apresentação das produções dos alunos aquando da realização de tarefas em sala de aula, em especial na discussão dos processos de raciocínio identificados nas mesmas pelas formandas. Da análise realizada pode concluir-se que foi possível clarificar dúvidas das formandas sobre o processo de generalizar. Essas dúvidas incidiam, por um lado no facto deste processo estar associado à ideia de “tornar geral” e, portanto, de infinito e por outro a ideia de que uma generalização tem de ser sempre verdadeira. A discussão realizada, a partir das resoluções dos alunos, permitiu esclarecer estes equívocos e clarificar aquele processo de raciocínio.
id RCAP_0efb9c77790fc66f5f08825764e6f300
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15233
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizarConhecimento do professorGeneralizarProcessos de raciocínio matemáticoRaciocínio matemáticoGeneralizingMathematical reasoningMathematical reasoning processesTeacher’s knowledgeEsta comunicação tem por base uma experiência de formação realizada no âmbito do projeto REASON, que tinha como objetivo o desenvolvimento do conhecimento de professores do 1.º e 2.º CEB sobre processos de raciocínio matemático. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter interpretativo focado no processo de generalizar. Os dados foram recolhidos através da gravação das sessões de formação e de notas de campo das formadoras e incidiram sobre a apresentação das produções dos alunos aquando da realização de tarefas em sala de aula, em especial na discussão dos processos de raciocínio identificados nas mesmas pelas formandas. Da análise realizada pode concluir-se que foi possível clarificar dúvidas das formandas sobre o processo de generalizar. Essas dúvidas incidiam, por um lado no facto deste processo estar associado à ideia de “tornar geral” e, portanto, de infinito e por outro a ideia de que uma generalização tem de ser sempre verdadeira. A discussão realizada, a partir das resoluções dos alunos, permitiu esclarecer estes equívocos e clarificar aquele processo de raciocínio.Abstract: This communication is based on a teacher education experience carried out within the scope of the REASON project, which aimed to develop the knowledge of teachers of 1st and 2nd CEB on mathematical reasoning processes. This is a qualitative study of an interpretive nature focused on the generalization process. Data were collected by recording the education sessions and field notes of the educators and focused on the presentation of the students' productions when carrying out tasks in the classroom, especially in the discussion of the reasoning processes identified by the teachers. From the analysis carried out, it can be concluded that it was possible to clarify doubts of the teachers about the generalization process. These doubts focused on the one hand, on the fact that this process is associated with the idea of “making general” and, therefore, on infinity and, on the other hand, on the idea that a generalization must always be true. The discussion, based on the students' resolutions, made it possible to clarify these misconceptions and clarify that reasoning process.RCIPLSerrazina, Maria De LurdesRodrigues, Margarida2023-01-04T10:58:57Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15233porSerrazina, L., Rodrigues, M. (2021). Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar. Investigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversais, 206-2192182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:56.382169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
title Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
spellingShingle Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
Serrazina, Maria De Lurdes
Conhecimento do professor
Generalizar
Processos de raciocínio matemático
Raciocínio matemático
Generalizing
Mathematical reasoning
Mathematical reasoning processes
Teacher’s knowledge
title_short Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
title_full Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
title_fullStr Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
title_full_unstemmed Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
title_sort Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar
author Serrazina, Maria De Lurdes
author_facet Serrazina, Maria De Lurdes
Rodrigues, Margarida
author_role author
author2 Rodrigues, Margarida
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Serrazina, Maria De Lurdes
Rodrigues, Margarida
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do professor
Generalizar
Processos de raciocínio matemático
Raciocínio matemático
Generalizing
Mathematical reasoning
Mathematical reasoning processes
Teacher’s knowledge
topic Conhecimento do professor
Generalizar
Processos de raciocínio matemático
Raciocínio matemático
Generalizing
Mathematical reasoning
Mathematical reasoning processes
Teacher’s knowledge
description Esta comunicação tem por base uma experiência de formação realizada no âmbito do projeto REASON, que tinha como objetivo o desenvolvimento do conhecimento de professores do 1.º e 2.º CEB sobre processos de raciocínio matemático. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter interpretativo focado no processo de generalizar. Os dados foram recolhidos através da gravação das sessões de formação e de notas de campo das formadoras e incidiram sobre a apresentação das produções dos alunos aquando da realização de tarefas em sala de aula, em especial na discussão dos processos de raciocínio identificados nas mesmas pelas formandas. Da análise realizada pode concluir-se que foi possível clarificar dúvidas das formandas sobre o processo de generalizar. Essas dúvidas incidiam, por um lado no facto deste processo estar associado à ideia de “tornar geral” e, portanto, de infinito e por outro a ideia de que uma generalização tem de ser sempre verdadeira. A discussão realizada, a partir das resoluções dos alunos, permitiu esclarecer estes equívocos e clarificar aquele processo de raciocínio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2023-01-04T10:58:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15233
url http://hdl.handle.net/10400.21/15233
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Serrazina, L., Rodrigues, M. (2021). Raciocínio matemático: Professores do 1º e 2º CEB e o processo de generalizar. Investigação em Educação Matemática 2021: Capacidades matemáticas Transversais, 206-219
2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133501542367232