“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Manuel Deniz
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409
Resumo: Over the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF).
id RCAP_0f20201abd9926c5eab5db8befcdccbf
oai_identifier_str oai:aim.org.pt/ojs/:article/409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch“Os sons dos filmes mudos”: Uma entrevista com Claus Tieber e Anna K. WindischSilent FilmSoundClaus TieberAnna K. WindishCinema MudoSomClaus TieberAnna K. WindishOver the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF).Nos últimos anos, as práticas musicais e sonoras do período do cinema mudo têm despertado uma atenção crescente por parte da comunidade académica, tanto no domínio dos estudos fílmicos como no da musicologia. A emergência de redes interdisciplinares, como “The Sounds of Early Cinema in Britain” (Brown e Davison 2013) e o projecto de investigação “Cabiria” em Itália (Colturato 2014), contribuíram para alargar o âmbito deste campo de estudos, revelando a importância das especificidades nacionais, regionais e locais na construção do cinema dos primeiros tempos enquanto experiência auditiva. No contexto do número temático “Música, som e a imagem em movimento”, a Aniki entrevistou Claus Tieber e Anna K. Windish, ambos investigadores na Universidade de Salzburgo e editores do volume The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, que resultou de um congresso internacional organizado na Universidade de Kiel em 2013. Tieber e Windish são, respectivamente, o investigador principal e a assistente de investigação do projecto “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, financiado pela FWF, a agência pública austríaca de apoio à investigação científica, e insistem, nesta entrevista, na necessidade de um trabalho colaborativo entre especialistas do cinema e da música, de modo a ultrapassar as tradicionais divisões disciplinares. Segundo eles, o foco dos estudos sobre música no cinema deve ser deslocado da abordagem de filmes individuais e da análise textual, para abranger uma perspectiva histórico-cultural mais ampla, que considere o cinema como um “evento” (Altman) e se interesse pelas formas de exibição e de performance, pelas idiossincrasias históricas e geográficas, assim como pelas condições sociais e económicas da produção cinematográfica. O estudo da música e do som no cinema deverá assim ser integrado numa “história cultural dos média” mais geral, que tome em consideração os “complexos processos inter- e transmediáticos de negociação, fusão e hibridação” que definem a experiência cinematográfica. A entrevista foi conduzida via email, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2017.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2018-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 5 No 1 (2018): Music and sound in cinema; 166-175Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 5 n. 1 (2018): Música e som no cinema; 166-1752183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409/pdfSilva, Manuel Denizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:03:09Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:16.566207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
“Os sons dos filmes mudos”: Uma entrevista com Claus Tieber e Anna K. Windisch
title “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
spellingShingle “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
Silva, Manuel Deniz
Silent Film
Sound
Claus Tieber
Anna K. Windish
Cinema Mudo
Som
Claus Tieber
Anna K. Windish
title_short “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
title_full “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
title_fullStr “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
title_full_unstemmed “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
title_sort “The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
author Silva, Manuel Deniz
author_facet Silva, Manuel Deniz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Manuel Deniz
dc.subject.por.fl_str_mv Silent Film
Sound
Claus Tieber
Anna K. Windish
Cinema Mudo
Som
Claus Tieber
Anna K. Windish
topic Silent Film
Sound
Claus Tieber
Anna K. Windish
Cinema Mudo
Som
Claus Tieber
Anna K. Windish
description Over the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409
https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409
url https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
publisher.none.fl_str_mv AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
dc.source.none.fl_str_mv Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 5 No 1 (2018): Music and sound in cinema; 166-175
Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 5 n. 1 (2018): Música e som no cinema; 166-175
2183-1750
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137059396386816