“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409 |
Resumo: | Over the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF). |
id |
RCAP_0f20201abd9926c5eab5db8befcdccbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:aim.org.pt/ojs/:article/409 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch“Os sons dos filmes mudos”: Uma entrevista com Claus Tieber e Anna K. WindischSilent FilmSoundClaus TieberAnna K. WindishCinema MudoSomClaus TieberAnna K. WindishOver the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF).Nos últimos anos, as práticas musicais e sonoras do período do cinema mudo têm despertado uma atenção crescente por parte da comunidade académica, tanto no domínio dos estudos fílmicos como no da musicologia. A emergência de redes interdisciplinares, como “The Sounds of Early Cinema in Britain” (Brown e Davison 2013) e o projecto de investigação “Cabiria” em Itália (Colturato 2014), contribuíram para alargar o âmbito deste campo de estudos, revelando a importância das especificidades nacionais, regionais e locais na construção do cinema dos primeiros tempos enquanto experiência auditiva. No contexto do número temático “Música, som e a imagem em movimento”, a Aniki entrevistou Claus Tieber e Anna K. Windish, ambos investigadores na Universidade de Salzburgo e editores do volume The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, que resultou de um congresso internacional organizado na Universidade de Kiel em 2013. Tieber e Windish são, respectivamente, o investigador principal e a assistente de investigação do projecto “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, financiado pela FWF, a agência pública austríaca de apoio à investigação científica, e insistem, nesta entrevista, na necessidade de um trabalho colaborativo entre especialistas do cinema e da música, de modo a ultrapassar as tradicionais divisões disciplinares. Segundo eles, o foco dos estudos sobre música no cinema deve ser deslocado da abordagem de filmes individuais e da análise textual, para abranger uma perspectiva histórico-cultural mais ampla, que considere o cinema como um “evento” (Altman) e se interesse pelas formas de exibição e de performance, pelas idiossincrasias históricas e geográficas, assim como pelas condições sociais e económicas da produção cinematográfica. O estudo da música e do som no cinema deverá assim ser integrado numa “história cultural dos média” mais geral, que tome em consideração os “complexos processos inter- e transmediáticos de negociação, fusão e hibridação” que definem a experiência cinematográfica. A entrevista foi conduzida via email, entre os meses de Novembro e Dezembro de 2017.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2018-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 5 No 1 (2018): Music and sound in cinema; 166-175Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 5 n. 1 (2018): Música e som no cinema; 166-1752183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409/pdfSilva, Manuel Denizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:03:09Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:16.566207Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch “Os sons dos filmes mudos”: Uma entrevista com Claus Tieber e Anna K. Windisch |
title |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
spellingShingle |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch Silva, Manuel Deniz Silent Film Sound Claus Tieber Anna K. Windish Cinema Mudo Som Claus Tieber Anna K. Windish |
title_short |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
title_full |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
title_fullStr |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
title_full_unstemmed |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
title_sort |
“The Sounds of Silent Films”: an interview with Claus Tieber and Anna K. Windisch |
author |
Silva, Manuel Deniz |
author_facet |
Silva, Manuel Deniz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Manuel Deniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Silent Film Sound Claus Tieber Anna K. Windish Cinema Mudo Som Claus Tieber Anna K. Windish |
topic |
Silent Film Sound Claus Tieber Anna K. Windish Cinema Mudo Som Claus Tieber Anna K. Windish |
description |
Over the last few years, sound and music practices during the silent film period have received an increasing attention from the academic community, both in film studies and musicology. In the context of the thematic issue on “Music, sound and the moving image”, Aniki interviewed Claus Tieber and Anna K. Windish, researchers at the University of Salzburg and editors of The Sounds of Silent Films: New Perspectives on History, Theory and Practice, the proceedings of an international conference held in 2013 at Kiel University. Tieber and Windish are, respectively, principal investigator and research assistant of the project “The Sound of Silents. Sound and Music in Viennese Cinemas, 1896-1930”, funded by the Austrian Science Fund (FWF). |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409 https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409 |
url |
https://doi.org/10.14591/aniki.v5n1.409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409 http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/409/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
publisher.none.fl_str_mv |
AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 5 No 1 (2018): Music and sound in cinema; 166-175 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 5 n. 1 (2018): Música e som no cinema; 166-175 2183-1750 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137059396386816 |