A proteção dos direitos humanos na Federação Russa e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49448 |
Resumo: | De forma muito geral, a presente dissertação concentra-se em duas principais propostas: ajudar a compreender a atual situação dos Direitos Humanos na Federação Russa, e promover os direitos humanos em todo o mundo. O significado científico e prático da pesquisa sobre o tema da dissertação exige um estudo abrangente na investigação da posição da Convenção Europeia dos Direitos Humanos (“CEDH”) e dos seus Protocolos no sistema de fontes jurídicas, deixando de fora todas as convenções relativas a direitos ou destinatários específicos. Acresce a examinação do papel das sentenças do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (“TEDH”), a sua natureza vinculativa e os efeitos produzidos na ordem jurídica. Destacamos que, o facto de a Rússia ter aderido, em 1998, ao mecanismo da CEDH e aos seus Protocolos, para a sua interpretação e aplicação e, ao mesmo tempo, reconhecer a jurisdição vinculativa do TEDH e a implementação obrigatória dos acórdãos proferidos pelo TEDH, impõem, atualmente, vários desafios à Rússia no que toca à sua ordem jurídica. Estas dificuldades surgem da articulação entre o crescente número, nos últimos anos, das alegadas queixas contra a Rússia neste Tribunal, que atingiram 15 000 em 2019, com a falta de prática por parte do judiciário nacional e outras autoridades habilitadas para a aplicação das normas da CEDH e dos seus Protocolos; várias perspetivas de entendimento por parte do Tribunal Constitucional Russo no que toca a preservação da soberania do Estado Russo e, sobretudo, a dificuldade e demora no processo de ajustamento da legislação, segundo as padrões do sistema da Convenção e da jurisprudência do Tribunal de Estrasburgo. São questões que nos colocam a refletir sobre as causas e as consequências de tal fenómeno, que diz respeito ao impacto negativo que está a surgir, quer no cenário internacional, quer na ordem doméstica do próprio Estado. Surge, igualmente, um impacto bastante positivo, vindo desta interação da Rússia com o TEDH, há mais de vinte anos, quer na justiça internacional quer na própria doutrina russa. Além disso, há um ponto que deve ser esclarecido. No presente estudo, não pretendemos construir um modelo de medidas que a Rússia precisa de adotar para desenvolver os mecanismos mais eficazes, com intuito de ajustar as práticas da aplicação da lei segundo os padrões do sistema da Convenção e a jurisprudência do TEDH (no seio do Conselho da Europa existe um órgão específico, o Comité de Ministros, que desenvolve recomendações sobre a aplicação da CEDH e as sentenças do TEDH no processo judicial nacional; faz a sua monitorização e supervisão e sugere aos Estados Parte que adotem as medidas relativas ao ajustamento da lei nacional), uma vez que o ajustamento da legislação interna, ou certas disposições, sempre dependem da vontade e dos interesses políticos do Estado, podendo, estas disposições constar na Constituição e apenas serem revistas ou revogadas caso seja adotada uma nova Constituição. |
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A proteção dos direitos humanos na Federação Russa e a Convenção Europeia dos Direitos HumanosDireitos humanosConvenção Europeia dos Direitos HumanosFederação RussaTribunal Europeu dos Direitos HumanosTeses de mestrado - 2021Direito Internacional e Relações InternacionaisDe forma muito geral, a presente dissertação concentra-se em duas principais propostas: ajudar a compreender a atual situação dos Direitos Humanos na Federação Russa, e promover os direitos humanos em todo o mundo. O significado científico e prático da pesquisa sobre o tema da dissertação exige um estudo abrangente na investigação da posição da Convenção Europeia dos Direitos Humanos (“CEDH”) e dos seus Protocolos no sistema de fontes jurídicas, deixando de fora todas as convenções relativas a direitos ou destinatários específicos. Acresce a examinação do papel das sentenças do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (“TEDH”), a sua natureza vinculativa e os efeitos produzidos na ordem jurídica. Destacamos que, o facto de a Rússia ter aderido, em 1998, ao mecanismo da CEDH e aos seus Protocolos, para a sua interpretação e aplicação e, ao mesmo tempo, reconhecer a jurisdição vinculativa do TEDH e a implementação obrigatória dos acórdãos proferidos pelo TEDH, impõem, atualmente, vários desafios à Rússia no que toca à sua ordem jurídica. Estas dificuldades surgem da articulação entre o crescente número, nos últimos anos, das alegadas queixas contra a Rússia neste Tribunal, que atingiram 15 000 em 2019, com a falta de prática por parte do judiciário nacional e outras autoridades habilitadas para a aplicação das normas da CEDH e dos seus Protocolos; várias perspetivas de entendimento por parte do Tribunal Constitucional Russo no que toca a preservação da soberania do Estado Russo e, sobretudo, a dificuldade e demora no processo de ajustamento da legislação, segundo as padrões do sistema da Convenção e da jurisprudência do Tribunal de Estrasburgo. São questões que nos colocam a refletir sobre as causas e as consequências de tal fenómeno, que diz respeito ao impacto negativo que está a surgir, quer no cenário internacional, quer na ordem doméstica do próprio Estado. Surge, igualmente, um impacto bastante positivo, vindo desta interação da Rússia com o TEDH, há mais de vinte anos, quer na justiça internacional quer na própria doutrina russa. Além disso, há um ponto que deve ser esclarecido. No presente estudo, não pretendemos construir um modelo de medidas que a Rússia precisa de adotar para desenvolver os mecanismos mais eficazes, com intuito de ajustar as práticas da aplicação da lei segundo os padrões do sistema da Convenção e a jurisprudência do TEDH (no seio do Conselho da Europa existe um órgão específico, o Comité de Ministros, que desenvolve recomendações sobre a aplicação da CEDH e as sentenças do TEDH no processo judicial nacional; faz a sua monitorização e supervisão e sugere aos Estados Parte que adotem as medidas relativas ao ajustamento da lei nacional), uma vez que o ajustamento da legislação interna, ou certas disposições, sempre dependem da vontade e dos interesses políticos do Estado, podendo, estas disposições constar na Constituição e apenas serem revistas ou revogadas caso seja adotada uma nova Constituição.In general terms, this dissertation has two main objectives: to understand the current human rights situation in the Russian Federation and to contribute to the development of human rights around the world. The scientific and practical significance of the research requires a comprehensive study of the provisions of the European Convention on Human Rights (“ECHR”) and its Protocols in the system of legal sources, without taking into account other international mechanisms or specific groups of persons falling under their protection. In addition, this paper examines the role of judgments of the European Court of Human Rights (“ECtHR”), their binding nature and the consequences arising in the national legal system. We emphasize that the fact that Russia joined in 1998 to the ECHR mechanism and its Protocols with regard to interpretation and their application and, at the same time, recognized the compulsory jurisdiction of the ECtHR and the implementation of the decisions of the Court, currently creates a number of problems in the domestic legal order. These difficulties are associated, first of all, with the growing number of complaints against Russia, which reached 15 000 in 2019. Secondly, there is a lack of sufficient experience on the part of the national judicial system and other authorized bodies in the application of the norms of the ECHR and its Protocols. Thirdly, the Constitutional Court of Russia has a different point of view regarding the preservation of the sovereignty of the Russian state. Besides that, there are difficulties and delays in the process of adjusting legislation in accordance with the standards of the Convention system and the jurisprudence of the Strasbourg Court. All of the above questions make us think about the causes and consequences of such a phenomenon, which has negative consequences both in the international arena and in the internal order of the State itself. There is also a positive influence, both in international justice and in the Russian doctrine itself, the consequence of which has been Russia’s interaction with the ECtHR for over twenty years. Moreover, there is a point that needs to be clarified. The purpose of our study is not to build a model of measures that Russia should take in order to develop the most effective mechanisms and bring law enforcement practice in line with the standards of the Convention system and the jurisprudence of the ECtHR (within the Council of Europe there is a special body, the Committee of Ministers, which develops recommendations on the application of the norms of the ECHR and judgments of the ECtHR in the national judicial process; monitors and controls them and invites states to take measures related to adjusting national legislation), since adjusting domestic legislation or certain provisions always depends on the will and political interests of the state itself, and these provisions can be included in the Constitution and can only be revised or abolished if a new Constitution is adopted.В общих чертах, данная диссертация преследует две основные цели: понять текущую ситуацию прав человека в Российской Федерации и поспособствовать развитию прав человека во всем мире. Научная и практическая значимость исследования требует всестороннего изучения положений Европейской конвенции по правам человека («ЕКПЧ») и Протоколов к ней в системе правовых источников, не учитывая при этом, других международных механизмов или конкретных групп лиц, попадающих под их защиту. Кроме того, в данной работе, исследуется роль постановлений Европейского суда по правам человека («ЕСПЧ»), их обязательный характер и последствия, возникающие в национальной правовой системе. Мы подчеркиваем, что тот факт, что Россия присоединилась в 1998 году к механизму ЕКПЧ и ее Протоколам в отношении толкования и их применения и, в то же время, признала обязательную юрисдикцию ЕСПЧ и выполнение решений Суда, в настоящее время создают ряд проблем во внутреннем правопорядке России. Эти трудности связаны, в первую очередь, с растущим количеством жалоб против России, которое в 2019 году достигло 15 000. Во-вторых, отсутствует достаточный опыт со стороны национальной судебной системы и других уполномоченных органов в применении норм ЕКПЧ и ее Протоколов. В-третьих, Конституционный Суд России имеет различную точку зрения в отношении сохранения суверенитета Российского государства. Помимо этого, также имеются сложности и задержки в процессе корректировки законодательства в соответствии со стандартами системы Конвенции и судебной практики Страсбургского суда. Все вышеперечисленные вопросы, заставляют нас задуматься о причинах и последствиях такого явления, которое оказывает негативные последствия как на международной арене, так и во внутреннем порядке самого государства. Есть также положительное влияние, как в международном правосудии, так и в самой российской доктрине, следствием которого, является взаимодействие России с ЕСПЧ уже более двадцати лет. Кроме того, есть момент, который необходимо уточнить. Целью нашего исследования не является построение модели мер, которую Россия следует принять, чтобы разработать наиболее эффективные механизмы, и привести правоприменительную практику в соответствие со стандартами системы Конвенции и судебной практики ЕСПЧ (в рамках Совета Европы существует специальный орган, Комитет Министров, который разрабатывает рекомендации по применению норм ЕКПЧ и приговоров ЕСПЧ в национальном судебном процессе; отслеживает и контролирует их и предлагает государствам, принять меры, связанные с корректировкой национального законодательства), поскольку корректировка внутреннего законодательства или определенных положений всегда зависит от воли и политических интересов самого государства, и эти положения могут быть включены в Конституцию и могут быть только пересмотрены или отменены, в случае принятия новой Конституции.Pinto, Ana Isabel Cruz SoaresRepositório da Universidade de LisboaChetvertnykh, Elvira2021-09-08T09:34:52Z2021-03-172021-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:53:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:01:06.091577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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