Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Carlos Marcelo Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23082
Resumo: O som sempre fez parte do dia a dia da sociedade, seja através de um mero assobio ou o cantar durante o cultivo de campos no século XVIII, como também nos recentes aparelhos eletrónicos que se traz no bolso, no ruído do meio urbano e mesmo no silêncio. Tudo pode fazer parte do modo como ouvimos e como atribuímos ao som um valor físico e visual. Voluntária ou involuntariamente, associar-se-á uma imagem a um som. A familiaridade dos sons permite criar imagens – desde a imagem do próprio meio de reprodução a conceptualizações visuais, imaginadas – dando assim origem a diferentes interpretações e representações visuais no meio físico – desde projeções, cartazes, vídeos, fotografias ou notações – que, de certa forma, transmitem uma ideia e criam ligações ao pensamento que o gerou. É nesta relação que se situa a presente dissertação: na ligação, perceção e interpretação da imagem com o som. As imagens são intrínsecas ao design, a minha área de formação. Num tema tão vasto, o foco inicial é perceber em que áreas a relação audiovisual poderá ser abordada pelo olhar do designer enquanto elemento de ligação entre os dois universos distintos. A abordagem metodológica é heurística e experimental, explorando através de vários exercícios as dimensões técnicas, tecnológicas e estéticas da comunicação visual do som, sendo cada um dessas experiências, mais do que soluções finais, retirar ingredientes para futuras incursões nesta área.
id RCAP_0f481488065fe873c782121b45697540
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicaisDesignComunicação visualSomImagem digitalImprovisação (Música)LudicidadeO som sempre fez parte do dia a dia da sociedade, seja através de um mero assobio ou o cantar durante o cultivo de campos no século XVIII, como também nos recentes aparelhos eletrónicos que se traz no bolso, no ruído do meio urbano e mesmo no silêncio. Tudo pode fazer parte do modo como ouvimos e como atribuímos ao som um valor físico e visual. Voluntária ou involuntariamente, associar-se-á uma imagem a um som. A familiaridade dos sons permite criar imagens – desde a imagem do próprio meio de reprodução a conceptualizações visuais, imaginadas – dando assim origem a diferentes interpretações e representações visuais no meio físico – desde projeções, cartazes, vídeos, fotografias ou notações – que, de certa forma, transmitem uma ideia e criam ligações ao pensamento que o gerou. É nesta relação que se situa a presente dissertação: na ligação, perceção e interpretação da imagem com o som. As imagens são intrínsecas ao design, a minha área de formação. Num tema tão vasto, o foco inicial é perceber em que áreas a relação audiovisual poderá ser abordada pelo olhar do designer enquanto elemento de ligação entre os dois universos distintos. A abordagem metodológica é heurística e experimental, explorando através de vários exercícios as dimensões técnicas, tecnológicas e estéticas da comunicação visual do som, sendo cada um dessas experiências, mais do que soluções finais, retirar ingredientes para futuras incursões nesta área.Sound has always been a part of society's daily life, whether through a simple whistle or singing during the cultivation of fields in the 18th century, as well as in the recent electronic gadgets that are carried in the pocket, in the noise of the urban environment and even in the silence. Everything can be part of the way we listen and how we give to sound a physical and visual value. Voluntary or involuntary, an image will be associated with a sound. The familiarity of sounds allows the creation of images -from the image of the reproduction medium itself to imagined visual conceptualizations -thus giving rise to different interpretations and visual representations in the physical environment -from projections, posters, videos, photographs or notations -which, somehow convey an idea and create links to the thought that spawned it. It is in this relation that the present dissertation is located: in the connection, perception and interpretation of the image with sound. The images are related to the design, my area of education. In such a vast subject, the initial focus is to understand in what areas the audio-visual relation can be approached by the designer's view as an element of connection between the two different universes. The methodological approach is heuristic and experimental, exploring through various exercises the technical, technological and aesthetic dimensions of the visual communication of sound, each of these experiences being more than final solutions, removing ingredients for future incursions in this area.Universidade de Aveiro2018-05-09T11:27:39Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23082TID:201939312porBaptista, Carlos Marcelo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:01Zoai:ria.ua.pt:10773/23082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:59.600203Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
title Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
spellingShingle Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
Baptista, Carlos Marcelo Ferreira
Design
Comunicação visual
Som
Imagem digital
Improvisação (Música)
Ludicidade
title_short Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
title_full Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
title_fullStr Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
title_full_unstemmed Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
title_sort Representação visual do som: o design de comunicação na interpretação de conceitos musicais
author Baptista, Carlos Marcelo Ferreira
author_facet Baptista, Carlos Marcelo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, Carlos Marcelo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Comunicação visual
Som
Imagem digital
Improvisação (Música)
Ludicidade
topic Design
Comunicação visual
Som
Imagem digital
Improvisação (Música)
Ludicidade
description O som sempre fez parte do dia a dia da sociedade, seja através de um mero assobio ou o cantar durante o cultivo de campos no século XVIII, como também nos recentes aparelhos eletrónicos que se traz no bolso, no ruído do meio urbano e mesmo no silêncio. Tudo pode fazer parte do modo como ouvimos e como atribuímos ao som um valor físico e visual. Voluntária ou involuntariamente, associar-se-á uma imagem a um som. A familiaridade dos sons permite criar imagens – desde a imagem do próprio meio de reprodução a conceptualizações visuais, imaginadas – dando assim origem a diferentes interpretações e representações visuais no meio físico – desde projeções, cartazes, vídeos, fotografias ou notações – que, de certa forma, transmitem uma ideia e criam ligações ao pensamento que o gerou. É nesta relação que se situa a presente dissertação: na ligação, perceção e interpretação da imagem com o som. As imagens são intrínsecas ao design, a minha área de formação. Num tema tão vasto, o foco inicial é perceber em que áreas a relação audiovisual poderá ser abordada pelo olhar do designer enquanto elemento de ligação entre os dois universos distintos. A abordagem metodológica é heurística e experimental, explorando através de vários exercícios as dimensões técnicas, tecnológicas e estéticas da comunicação visual do som, sendo cada um dessas experiências, mais do que soluções finais, retirar ingredientes para futuras incursões nesta área.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-05-09T11:27:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23082
TID:201939312
url http://hdl.handle.net/10773/23082
identifier_str_mv TID:201939312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623983259648