Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Ana Cristina Marques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/88090
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_0f4a6d0fcfa37c0eacc14d7e6a20ec6c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/88090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da TerraFrom inside the cell to the inside of Earth - Teaching cell growth and renewal, meiosis and sexual reproduction, and Earth's internal structurecrescimento e renovação celularensino de ciênciasestágio pedagógicoestrutura interna da Terrameiose e reprodução sexuadacell growth and renewalscience teachingpedagogical trainingEarth's internal structuremeiosis and sexual reproductionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste relatório refere-se à unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório do segundo ano do Mestrado de Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, e consiste na descrição e discussão das atividades desenvolvidas e, posteriormente, aplicadas no âmbito da iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada, que se realizou na Escola Secundária D. Duarte, em Coimbra, no ano letivo 2018/2019. As práticas letivas focaram, no 11º ano, dois temas da biologia, “Crescimento e renovação celular” e “Meiose e reprodução sexuada”; e no 7º ano, um subtema da geologia onde se trabalharam os conteúdos relacionados com a “Estrutura interna da Terra”. O estágio pedagógico é um momento importante na formação inicial de professores ao promover um primeiro contacto com a realidade escolar e com a profissão docente. No decorrer do estágio foram construídos vários recursos didáticos, desenvolveram-se e aplicaram-se múltiplas estratégias de ensino e atividades e houve uma reflexão constante sobre o seu impacto no processo de ensino-aprendizagem. O recurso a diferentes atividades práticas (lápis e papel, debate, construção de modelos e observação de fotografias de microscopia) permitiu a criação de momentos de aprendizagem cooperativa onde os alunos, sendo o foco da ação educativa, se apresentaram motivados e participativos. A realização destas atividades serviu também de momento de avaliação formativa do processo de ensino-aprendizagem e do desempenho do professor estagiário. Os recursos e estratégias empregues nas práticas letivas foram avaliados, essencialmente, através da avaliação diagnóstica e sumativa. Os resultados obtidos mostraram uma evolução dos conhecimentos dos discentes, em ambas as turmas, e parecem indicar que, genericamente, as atividades letivas foram adequadas e promoveram o desenvolvimento de competências cognitivas, procedimentais e atitudinais.This report, on the curricular unit of Pedagogical training and report of the second year of the master’s degree In Biology and Geology Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, consists of the description and discussion of the activities developed and subsequently applied in the context of the initiation to professional practice, including supervised teaching practice. These practices took place in the secondary school D. Duarte, in Coimbra, during the school year 2018/2019. The teaching lectures focused on two themes of biology of the 11th grade, “Cell growth and renewal”, and “Meiosis and sexual reproduction”; and on a 7th grade subtheme of geology, related to the “Earth’s internal structure”. The pedagogical training is an important moment in the initial teacher education by promoting a first contact with the school reality and with the teaching profession. During the training period, various didactic resources were constructed, teaching strategies and activities were developed and applied and there was a constant reflection on its impact on the process of teaching and learning. The use of different practical activities (pencil and paper, debate, construction of models and observation of microscopy photographs) allowed the creation of cooperative learning moments where the students, being the focus of the educational action, were motivated and participative. These activities were also a moment of formative assessment of the teaching-learning process and of the performance of the trainee teacher. The performance of the resources and strategies employed in the school practices was evaluated essentially through the diagnostic and summative evaluation. The results revealed that in both classes there was an evolution of the student's knowledge and seem to indicate that, generally, the school activities were adequate and promoted the development of cognitive, procedural and attitudinal competencies.2019-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/88090http://hdl.handle.net/10316/88090TID:202304922porFigueiredo, Ana Cristina Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T02:53:29Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/88090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:08:52.682910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
From inside the cell to the inside of Earth - Teaching cell growth and renewal, meiosis and sexual reproduction, and Earth's internal structure
title Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
spellingShingle Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
Figueiredo, Ana Cristina Marques
crescimento e renovação celular
ensino de ciências
estágio pedagógico
estrutura interna da Terra
meiose e reprodução sexuada
cell growth and renewal
science teaching
pedagogical training
Earth's internal structure
meiosis and sexual reproduction
title_short Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
title_full Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
title_fullStr Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
title_full_unstemmed Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
title_sort Do interior da célula ao interior da Terra - O ensino do crescimento e renovação celular, meiose e reprodução sexuada e estrutura interna da Terra
author Figueiredo, Ana Cristina Marques
author_facet Figueiredo, Ana Cristina Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Ana Cristina Marques
dc.subject.por.fl_str_mv crescimento e renovação celular
ensino de ciências
estágio pedagógico
estrutura interna da Terra
meiose e reprodução sexuada
cell growth and renewal
science teaching
pedagogical training
Earth's internal structure
meiosis and sexual reproduction
topic crescimento e renovação celular
ensino de ciências
estágio pedagógico
estrutura interna da Terra
meiose e reprodução sexuada
cell growth and renewal
science teaching
pedagogical training
Earth's internal structure
meiosis and sexual reproduction
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/88090
http://hdl.handle.net/10316/88090
TID:202304922
url http://hdl.handle.net/10316/88090
identifier_str_mv TID:202304922
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133981724114944