The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barradas, Pedro Tomé
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29715
Resumo: Mestrado Bolonha em Management
id RCAP_0f4b199c0c7b0541ada13e953458011d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29715
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategiesIntention to AdoptBattery Electric VehiclesElectric Charging InfrastructuresEcological ConcernsIntenção de AdoçãoVeículos Elétricos a BateriaInfraestruturas de Carregamento ElétricoPreocupações EcológicasMestrado Bolonha em ManagementOs carros elétricos e híbridos são cada vez mais uma realidade nos dias de hoje, ainda mais tendo em conta o rápido crescimento que este tipo de viaturas está a ter no mundo todo, não só em particulares como meio de deslocação próprio, mas também nas grandes entidades que já recorrem a transportes de grande porte com motores elétricos e empresas públicas que já têm na sua frota de transportes públicos autocarros elétricos, viaturas que perspetivam a longo prazo ter um custo operacional mais reduzido que veículos de combustão interna e paralelamente serem mais sustentáveis ambientalmente, conservadores do nosso planeta e dos seus recursos, tópico cada vez mais relevante. A presente dissertação tem como principal objetivo, com o auxílio de um questionário realizado via online e o qual a informação foi tratada com regressões lineares, perceber o que influencia um individuo a adquirir este tipo de viatura versus uma equivalente, mas propulsionada a um motor de combustão interna dependente de combustíveis fósseis, como é o caso do petróleo e gás natural. As principais conclusões demonstraram que algumas das variáveis estudadas têm impacto positivo na decisão de compra de um carro elétrico ou híbrido, mais propriamente a atitude em relação aos automóveis elétricos amigos do ambiente e as infraestruturas disponíveis, na qual a atitude tem como antecedente os cuidados ecológicos ou preocupação do indivíduo com o ambiente. A nível académico este estudo vem preencher lacunas e dar resposta a questões, tentando perceber os fatores que têm impacto na decisão de compra e de que forma podem ser aproveitados. A nível prático tem como objetivo divulgar as conclusões à indústria automóvel, tentando estimular as suas vendas neste mercado.Electric and hybrid cars are becoming more and more of a reality these days, even more so given the rapid growth of this type of vehicle worldwide, not only for private individuals as their own means of transportation, but also for large companies that are already using large transport vehicles with electric motors and public companies that already have electric buses in their public transport fleet. In the long term, these vehicles are expected to have lower operating costs than internal combustion vehicles and at the same time be more environmentally sustainable, conserving our planet and its resources, a topic that is increasingly relevant. The main objective of this dissertation is to understand, with the help of a questionnaire carried out online and the information treated with linear regressions, what influences an individual to purchase this type of vehicle versus an equivalent one powered by an internal combustion engine dependent on fossil fuels, such as oil and natural gas. The main conclusions show that some of the variables studied have an positive impact on the decision to buy an electric or hybrid car, more specifically the attitude towards eco-friendly electric cars and the infrastructure availability, in which the attitude is preceded by the individual's ecological care or concern for the environment. On an academic level, this study fills gaps and answers questions, trying to understand the factors that have impact on the purchasing decision and how they can be exploited. On a practical level, it aims to disseminate the conclusions to the car industry, trying to stimulate sales in this market.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaBarradas, Pedro Tomé2023-122023-12-01T00:00:00Z2024-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29715engBarradas, Pedro Tomé (2023). “The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:37:14Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:37.313508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
title The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
spellingShingle The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
Barradas, Pedro Tomé
Intention to Adopt
Battery Electric Vehicles
Electric Charging Infrastructures
Ecological Concerns
Intenção de Adoção
Veículos Elétricos a Bateria
Infraestruturas de Carregamento Elétrico
Preocupações Ecológicas
title_short The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
title_full The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
title_fullStr The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
title_full_unstemmed The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
title_sort The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies
author Barradas, Pedro Tomé
author_facet Barradas, Pedro Tomé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, José
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Barradas, Pedro Tomé
dc.subject.por.fl_str_mv Intention to Adopt
Battery Electric Vehicles
Electric Charging Infrastructures
Ecological Concerns
Intenção de Adoção
Veículos Elétricos a Bateria
Infraestruturas de Carregamento Elétrico
Preocupações Ecológicas
topic Intention to Adopt
Battery Electric Vehicles
Electric Charging Infrastructures
Ecological Concerns
Intenção de Adoção
Veículos Elétricos a Bateria
Infraestruturas de Carregamento Elétrico
Preocupações Ecológicas
description Mestrado Bolonha em Management
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12
2023-12-01T00:00:00Z
2024-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29715
url http://hdl.handle.net/10400.5/29715
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Barradas, Pedro Tomé (2023). “The influence of factors on consumer intention to adopt electric/hybrid vehicles and its relevance to marketing strategies”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136788024918016