Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/24619
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016
id RCAP_0f6323cc63b9f703a5baf1f539962845
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/24619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º anoSomRole-playingLiteracia científicaDesenvolvimento de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma a abordagem da temática som, recorrendo a tarefas de investigação e role play, fomenta a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, pretende-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos e as estratégias que utilizam na realização das tarefas, as aprendizagens que realizam e a avaliação que fazem às tarefas propostas. A intervenção decorre numa turma do 8.º ano, constituída por 20 alunos, dos quais seis são rapazes e catorze são raparigas. Para atingir as finalidades apresentadas são implementadas quatro tarefas de investigação e uma tarefa de role play, no âmbito da temática som, ao longo de treze aulas de 45 minutos. Neste estudo é utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, dado que se pretende conhecer e descrever as reações dos alunos, em ambiente de sala de aula, ao serem implementadas tarefas de investigação e de role play. A recolha de dados é realizada através de entrevistas em grupo focado, documentos escritos e observação, nomeadamente notas de campo e registos áudio. Os resultados mostram que os alunos sentiram dificuldades na realização das tarefas, nomeadamente no domínio do conhecimento, da comunicação e das atitudes. Contudo, os resultados, também, indicam que os alunos superaram as dificuldades encontradas, e realizaram aprendizagens, essencialmente no domínio do conhecimento científico, do conhecimento processual e da comunicação. A pesquisa de informação e a partilha de ideias foram algumas das estratégias utilizadas pelos alunos para ultrapassar as dificuldades sentidas. Os resultados evidenciam, ainda, que os alunos gostaram de realizar as tarefas propostas, que sentiram especial interesse pela tarefa de role play e que a realização das tarefas foram facilitadoras da sua aprendizagem sobre a temática som.The main purpose of this work is to understand how approach the sound theme, using inquiry and role play, to foster student learning. Thus, we intend to identify the difficulties experienced by the students and the strategies they use when working with the tasks, their learning and the view that students make of the proposed tasks. The work was conducted in an 8th grade class, involving 20 students, from which six are males and fourteen are females. To achieve the goals presented they are implemented four research tasks and one role play task, under the sound theme over thirteen classes of 45 minutes. In this study a qualitative research methodology was used. The aim is to discover and describe the reactions of the students in the classroom environment, when inquiry and role play are implemented. Data collection was made through the group interviews, written documents and observation, namely field notes and audio records. The results showed that students felt difficulties in some tasks, particularly in terms of knowledge, communication and attitudes. However, the results also revealed that the students overcame their difficulties and developed their competences, mainly in the field of scientific knowledge and communication. The search of information and the share of ideas were some of the strategies used by the students to overcome the difficulties. The results also provided that the students like to perform the proposed tasks, they feel special interest in role play task and that the tasks facilitates their learning about the sound theme.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaNeto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-2016-09-02T10:15:16Z20162016-06-092016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24619TID:201695065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.070369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
title Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
spellingShingle Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-
Som
Role-playing
Literacia científica
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
title_full Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
title_fullStr Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
title_full_unstemmed Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
title_sort Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
author Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-
author_facet Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Som
Role-playing
Literacia científica
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Som
Role-playing
Literacia científica
Desenvolvimento de competências
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02T10:15:16Z
2016
2016-06-09
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/24619
TID:201695065
url http://hdl.handle.net/10451/24619
identifier_str_mv TID:201695065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134329035554816