Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/24619 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016 |
id |
RCAP_0f6323cc63b9f703a5baf1f539962845 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/24619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º anoSomRole-playingLiteracia científicaDesenvolvimento de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016Este trabalho tem como finalidade conhecer de que forma a abordagem da temática som, recorrendo a tarefas de investigação e role play, fomenta a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, pretende-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos e as estratégias que utilizam na realização das tarefas, as aprendizagens que realizam e a avaliação que fazem às tarefas propostas. A intervenção decorre numa turma do 8.º ano, constituída por 20 alunos, dos quais seis são rapazes e catorze são raparigas. Para atingir as finalidades apresentadas são implementadas quatro tarefas de investigação e uma tarefa de role play, no âmbito da temática som, ao longo de treze aulas de 45 minutos. Neste estudo é utilizada uma metodologia de investigação qualitativa, dado que se pretende conhecer e descrever as reações dos alunos, em ambiente de sala de aula, ao serem implementadas tarefas de investigação e de role play. A recolha de dados é realizada através de entrevistas em grupo focado, documentos escritos e observação, nomeadamente notas de campo e registos áudio. Os resultados mostram que os alunos sentiram dificuldades na realização das tarefas, nomeadamente no domínio do conhecimento, da comunicação e das atitudes. Contudo, os resultados, também, indicam que os alunos superaram as dificuldades encontradas, e realizaram aprendizagens, essencialmente no domínio do conhecimento científico, do conhecimento processual e da comunicação. A pesquisa de informação e a partilha de ideias foram algumas das estratégias utilizadas pelos alunos para ultrapassar as dificuldades sentidas. Os resultados evidenciam, ainda, que os alunos gostaram de realizar as tarefas propostas, que sentiram especial interesse pela tarefa de role play e que a realização das tarefas foram facilitadoras da sua aprendizagem sobre a temática som.The main purpose of this work is to understand how approach the sound theme, using inquiry and role play, to foster student learning. Thus, we intend to identify the difficulties experienced by the students and the strategies they use when working with the tasks, their learning and the view that students make of the proposed tasks. The work was conducted in an 8th grade class, involving 20 students, from which six are males and fourteen are females. To achieve the goals presented they are implemented four research tasks and one role play task, under the sound theme over thirteen classes of 45 minutes. In this study a qualitative research methodology was used. The aim is to discover and describe the reactions of the students in the classroom environment, when inquiry and role play are implemented. Data collection was made through the group interviews, written documents and observation, namely field notes and audio records. The results showed that students felt difficulties in some tasks, particularly in terms of knowledge, communication and attitudes. However, the results also revealed that the students overcame their difficulties and developed their competences, mainly in the field of scientific knowledge and communication. The search of information and the share of ideas were some of the strategies used by the students to overcome the difficulties. The results also provided that the students like to perform the proposed tasks, they feel special interest in role play task and that the tasks facilitates their learning about the sound theme.Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980-Repositório da Universidade de LisboaNeto, Esperança Maria de Oliveira, 1978-2016-09-02T10:15:16Z20162016-06-092016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/24619TID:201695065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:13:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/24619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:41:44.070369Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
title |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
spellingShingle |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978- Som Role-playing Literacia científica Desenvolvimento de competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
title_full |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
title_fullStr |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
title_full_unstemmed |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
title_sort |
Tarefas de investigação e role play para a aprendizagem da temática som : um trabalho com alunos do 8º ano |
author |
Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978- |
author_facet |
Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neto, Esperança Maria de Oliveira, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Som Role-playing Literacia científica Desenvolvimento de competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Som Role-playing Literacia científica Desenvolvimento de competências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Física e Química do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02T10:15:16Z 2016 2016-06-09 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/24619 TID:201695065 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/24619 |
identifier_str_mv |
TID:201695065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134329035554816 |