Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Joaquina I. A. de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/423
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
id RCAP_0f64221fdcf9de259e25afb50ef36058
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/423
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficáciaComportamento organizacionalCompetênciasMotivaçãoSelecção de pessoalAvaliação psicológicaInstrumentosAnti-eficáciaProcessos cognitivosOrganizacional behaviorCompetencesMotivationPersonal selectionPsychological assessmentSelf-efficacyCognition processInstrumentsDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalNeste estudo testámos o modelo casual de competências, desenvolvido por Mitrani, Dalziel e Bernard (1992), considerando como unidade de analise o perfil de recrutamento externo de uma empresa de telecomunicações, que foi desenvolvido internamente na própria empresa, o que nos permitiu validá-lo. Neste modelo considerámos a definição de competência defendida por Hooghiemstra (1994) de que as competências são qualquer característica individual que possa ser medida com fiabilidade e que se possa manifestar, no sentido de diferenciar os indivíduos em termos de desempenho ou em termos de domínio da função -motivações, traços de carácter, conceitos de si próprio, atitudes ou valores, conhecimentos, aptidões cognitivas e comportamentais. Fomos verificar, também, o papel mediador da auto-eficácia neste modelo causal de competências, visto Bandura (1981) ter defendido que esta variável sócio-cognitiva funcionava como reguladora do desempenho, pois as percepções de Auto-eficácia contribuíam para a aquisição/manifestação/desenvolvimento das Competências, ajustando-as de forma a que o indivíduo adopte padrões de comportamento. Para o estudo desta variável foram utilizadas duas escalas, uma de auto-eficácia geral, cujo conceito foi definido como as crenças optimistas sobre a capacidade para lidar com uma variedade de stressores (Schwarzer, 1977), e outra de auto-eficácia específica à tarefa, que foi definida como as auto-percepções ou julgamentos sobre como o próprio pode executar eficazmente os actos necessários face a situações específicas (Bandura, 1982). Para estas duas escalas foi efectuado um pré-teste a 100 sujeitos, cuja análise factorial nos levou a confirmar dois Factores (auto-eficácia geral e auto-eficácia específica), e os coeficientes de fidelidade nos permitiram ter confiança nos seus resultados (alpha de cronbach para a auto-eficácia geral = 0,86 e para a auto-eficácia específica = 0,64, após termos desprezado um dos itens). O perfil de competências, considerado neste trabalho, foi validado, uma vez que encontrámos três factores que explicam 60,15% da variância total. Os factores encontrados foram denominados como: competências cognitivas, competências genéricas e qualidades profissionais. As hipóteses aqui colocadas, em relação ao modelo proposto, foram todas infirmadas, embora se tivessem encontrado alguns resultados significativos. As competências cognitivas correlacionavam-se com todas as variáveis das características individuais, excepto com o estado civil. No entanto, os outros grupos de competências ou não apresentavam qualquer correlação significativa com estas variáveis, como é o caso das qualidades profissionais, ou apresentavam uma correlação significativa apenas com duas destas variáveis: área de formação e nível de formação, para as competências genéricas. Isto significa que enquanto as competências cognitivas apresentam uma associação com as variáveis das características individuais dos sujeitos, as competências comportamentais apresentam poucas associações. Todos os resultados levados a cabo com a auto-eficácia revelaram-se não significativos, tanto na relação com as variáveis das características individuais como com as competências consideradas. Exceptua-se uma correlação significativa e positiva entre auto-eficácia geral e média de formação, o que nos leva a acreditar que há uma associação entre estas variáveis. Estes dados levaram-nos, assim, a infirmar, também, o papel mediador da auto-eficácia no modelo de competências. Já em relação aos outros dois objectivos, por nós traçados neste estudo, verificámos não existiram diferenças nas variáveis das características individuais e nas competências avaliadas, em relação aos candidatos seleccionados e não seleccionados, excepto em relação à área de formação, o que indica que a empresa em causa privilegia determinadas áreas, como sejam as áreas de engenharia, em detrimento de outras, como áreas sociais e humanas. Os pareceres obtidos pelos sujeitos na avaliação de competências correlacionavam-se com todas as competências, tendo as competências cognitivas e as qualidades profissionais impactos significativos nesses Pareceres. Para os sujeitos seleccionados, são as qualidades profissionais que são preditivas tanto do parecer da avaliação de potencial como do vinculo contratual que os sujeitos estabelecem com a empresa, pelo que nos leva a crer que internamente, à organização, são o grupo de Competências mais valorizado.Instituto Superior de Psicologia AplicadaOliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'Repositório do ISPACastro, Joaquina I. A. de2011-02-10T11:58:12Z2001-01-01T00:00:00Z2001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/423porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:33Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:32.961527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
title Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
spellingShingle Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
Castro, Joaquina I. A. de
Comportamento organizacional
Competências
Motivação
Selecção de pessoal
Avaliação psicológica
Instrumentos
Anti-eficácia
Processos cognitivos
Organizacional behavior
Competences
Motivation
Personal selection
Psychological assessment
Self-efficacy
Cognition process
Instruments
title_short Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
title_full Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
title_fullStr Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
title_full_unstemmed Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
title_sort Validação de um modelo de competências e interacção com a auto-eficácia
author Castro, Joaquina I. A. de
author_facet Castro, Joaquina I. A. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Joaquina I. A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento organizacional
Competências
Motivação
Selecção de pessoal
Avaliação psicológica
Instrumentos
Anti-eficácia
Processos cognitivos
Organizacional behavior
Competences
Motivation
Personal selection
Psychological assessment
Self-efficacy
Cognition process
Instruments
topic Comportamento organizacional
Competências
Motivação
Selecção de pessoal
Avaliação psicológica
Instrumentos
Anti-eficácia
Processos cognitivos
Organizacional behavior
Competences
Motivation
Personal selection
Psychological assessment
Self-efficacy
Cognition process
Instruments
description Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-01-01T00:00:00Z
2001-01-01T00:00:00Z
2011-02-10T11:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/423
url http://hdl.handle.net/10400.12/423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130045861593088