Requalificação de Setúbal nascente. O virtual sobre a realidade: Setúbal. Biblioteca Municipal de Setúbal: estudo de ferramenta para aumentar maquetas reais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Fábio Daniel Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10656
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova forma de olhar sobre as maquetas de arquitetura dando-lhes vida, de modo a que estas passem a ser objetos dinâmicos que possam sofrer facilmente alterações e interagir com o observador. O desejo de conseguir aumentar a realidade com informação que esta não possui, foi o mote que levou este trabalho a propor uma ferramenta que permita dotar objetos, utilizados frequentemente em arquitetura, de características que sozinhos nunca poderiam ter. Após um estudo sobre o tipo de maquetas mais frequentemente utilizadas pelos arquitetos concluímos que as maquetas de contexto urbano são aquelas que podem ganhar mais com este tipo de abordagem e por isso ser mais úteis para os projetistas e outros intervenientes no processo de projeto. Estas maquetas servem para que o arquiteto entenda como o seu projeto se pode relacionar com o espaço envolvente. A proposta reside na utilização da maqueta real e de um ou vários modelos 3D digitais, previamente criados, que a aumentam, ou seja, sobrepõem-se virtualmente à mesma, adicionando-lhe informação. O modelo digital tem as vantagens de poder ser frequentemente alterado e totalmente analisado sem a necessidade de fazer estragos ou retalhos no modelo real. A resposta tecnológica a este problema reside no uso da Realidade Aumentada (RA) já que esta é uma tecnologia que permite a coexistência entre o real e o digital no mesmo espaço. A RA é então uma tecnologia que permite ao utilizador visualizar e interagir (HOFMAM, et al., 2006) com o seu objeto através de óculos de realidade aumentada, tablets, computadores e até mesmo consolas de jogos. Esta tecnologia opera através do reconhecimento de marcadores visuais que podem ser imagens 2D, posicionamento por georreferência ou de um modo mais recente, como abordamos neste trabalho, através de reconhecimento tridimensional do objeto físico onde se vai visualizar os dados digitais. O ARch4models é o software desenvolvido ao longo deste trabalho e tem o objetivo de, tal como referido anteriormente, fazer coexistir no espaço uma maqueta real e um modelo virtual, aumentando-a. Esta aplicação tem como base o ARch, desenvolvido em 2013/2014 no âmbito dos trabalhos de projeto de dois alunos de mestrado do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL e uma aluna de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ambas as aplicações foram desenvolvidas em parceria com o grupo Digital Living Spaces do ISTAR-IUL e com a Microsoft. Os testes de usabilidade e satisfação realizados no final do trabalho permitem concluir que a utilização da aplicação torna mais fácil a leitura do projeto no seu contexto urbano assim como permite explorar a maquete de um modo mais dinâmico. Esta também consegue ser uma mais-valia ao longo do processo de projeto de um arquiteto
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Após um estudo sobre o tipo de maquetas mais frequentemente utilizadas pelos arquitetos concluímos que as maquetas de contexto urbano são aquelas que podem ganhar mais com este tipo de abordagem e por isso ser mais úteis para os projetistas e outros intervenientes no processo de projeto. Estas maquetas servem para que o arquiteto entenda como o seu projeto se pode relacionar com o espaço envolvente. A proposta reside na utilização da maqueta real e de um ou vários modelos 3D digitais, previamente criados, que a aumentam, ou seja, sobrepõem-se virtualmente à mesma, adicionando-lhe informação. O modelo digital tem as vantagens de poder ser frequentemente alterado e totalmente analisado sem a necessidade de fazer estragos ou retalhos no modelo real. A resposta tecnológica a este problema reside no uso da Realidade Aumentada (RA) já que esta é uma tecnologia que permite a coexistência entre o real e o digital no mesmo espaço. A RA é então uma tecnologia que permite ao utilizador visualizar e interagir (HOFMAM, et al., 2006) com o seu objeto através de óculos de realidade aumentada, tablets, computadores e até mesmo consolas de jogos. Esta tecnologia opera através do reconhecimento de marcadores visuais que podem ser imagens 2D, posicionamento por georreferência ou de um modo mais recente, como abordamos neste trabalho, através de reconhecimento tridimensional do objeto físico onde se vai visualizar os dados digitais. O ARch4models é o software desenvolvido ao longo deste trabalho e tem o objetivo de, tal como referido anteriormente, fazer coexistir no espaço uma maqueta real e um modelo virtual, aumentando-a. Esta aplicação tem como base o ARch, desenvolvido em 2013/2014 no âmbito dos trabalhos de projeto de dois alunos de mestrado do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL e uma aluna de mestrado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ambas as aplicações foram desenvolvidas em parceria com o grupo Digital Living Spaces do ISTAR-IUL e com a Microsoft. Os testes de usabilidade e satisfação realizados no final do trabalho permitem concluir que a utilização da aplicação torna mais fácil a leitura do projeto no seu contexto urbano assim como permite explorar a maquete de um modo mais dinâmico. Esta também consegue ser uma mais-valia ao longo do processo de projeto de um arquitetoThe main goal of this work is to develop a new way to look at physical model buildings, by giving them life, so that they become dynamic objects that can be changed and interact with the user. The will to augment reality with information reality does not have, was the reason to propose a tool which would enable objects, frequently used in architecture, to acquire features that they can’t have in reality. After a research about which types of physical model buildings architects frequently use, we concluded that urban context models are the ones that can take more advantage of this approach and be more useful for architects and other users in the design process. This models are used by the architect so that for him/her to understand how his/her project is linked with the surrounding environment. The current proposal uses a real model and one or more 3D virtual models, previously created, that increase virtually the real model adding information to it. The use of a digital model has the advantage of allow changes without damaging the real model. Augmented Reality (AR), was used to answer the research problem as a technology that allows the coexistence between real and digital in the same space, and whit which the user can view and interact (HOFMAM, et al., 2006) with his/her object using augmented reality glasses, tablets, computers and even videogame consoles. This technology operates by recognizing 2D visual marks, geotags or, as we approached in this work, with three- -dimensional recognition of an object, where will display the digital data. ARch4models is the software developed along this research with the objective, as referred earlier, of coexist the real and the virtual model,increasing it. This application is based on ARch, developed in 2013/2014 by two master students of the Integrated Master in Architecture and a master student from Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Both applications were developed in collaboration with the group Digital Living Spaces of ISTAR-IUL and with Microsoft. The conducted usability and satisfaction tests supported the conclusion that the use of ARch4models enables an easier visualization of the design in the urban context as well as allows to explore the physical model building in a more dynamic manner. This app can also be an advantage during all the design process.2016-01-14T14:14:33Z2015-01-01T00:00:00Z20152015-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10656TID:201080770porCosta, Fábio Daniel Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:33:09.004755Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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